benefícios das castanhas

São Saciantes e até Reduzem o Stress. Conhece estes e outros Benefícios das Castanhas

As castanhas são um fruto típico do outono, especialmente do mês de novembro, altura em que se comemora o São Martinho e se faz o célebre magusto, em que as castanhas ganham especial destaque.

Cerca de 10 castanhas assadas oferecem 36% da vitamina C de que necessitamos, assim como 21% de vitamina B6 e 15% de ácido fólico. Elas também podem ser apreciadas cozidas e até cruas e constituem um excelente snack. Isto, porque o seu teor lipídico (gordura) é baixo e aproximadamente 50% da sua composição é água.

Assim, este é um fruto pouco calórico e, por isso, podes e deves incluí-lo na tua dieta diária, usufruindo dos seus muitos benefícios. Fica a conhecê-los em seguida.

 

benefícios da castanha
São saciantes e até reduzem o stress. Conhece estes e outros benefícios das castanhas
benefícios das castanhas
Possuem hidratos de carbono complexos

As castanhas contêm hidratos de carbono complexos e são ricas em amiloses, amilopectinas e polissacarídeos. Além de constituírem uma boa fonte de energia, as castanhas melhoram a tua flora intestinal.

Contêm fibras

As castanhas possuem bastantes fibras alimentares, as quais contribuem para a presença de bactérias probióticas (do género Bifidobacterium e Lactobacillus). Estas bactérias são benéficas para o intestino, pois ajudam a reduzir a inflamação, evitam a subida rápida da glicose no sangue, regulam os níveis de colesterol e aumentam a tua saciedade.

Não têm glúten

Como as castanhas não possuem glúten, podes consumi-las, mesmo que sejas intolerante ao glúten ou sofras de doença celíaca.

São antioxidantes e protetoras das células

Por serem ricas em vários fitoquímicos e compostos fenólicos, as castanhas têm uma importante ação antioxidante e funcionam como protetoras das células do teu corpo.

Melhoram o funcionamento do sistema nervoso

A quantidade de vitamina B e de fósforo presente nas castanhas contribui para o melhor funcionamento do teu sistema nervoso.

Fortalecem os ossos e os dentes

Por terem bastante fósforo, as castanhas garantem que ficas com ossos e dentes mais fortes.

Reduzem o stress

As castanhas possuem triptofano, um aminoácido que te ajuda a relaxar e a acalmar; a teres um sono mais tranquilo e reparador; e a combateres melhor o stress.

Previnem as doenças cardiovasculares

Os nutrientes presentes nas castanhas são capazes de evitar algumas doenças, nomeadamente as cardiovasculares.

benefícios das castanhas

As castanhas são, assim, um fruto delicioso e cheio de benefícios que pode melhorar muito o funcionamento do teu organismo, desde que o consumas com moderação e integrado numa dieta saudável e equilibrada. Além disso, este é um alimento muito versátil que podes usar como snack, sobremesa ou, também, como acompanhamento de um prato e, até, numa sopa. 

Se tens dúvidas como integrá-lo na tua alimentação diária, aproveita para marcar uma consulta de nutrição através da doctorino.pt e esclarece todas as tuas questões, relacionadas com alimentos.

benefícios da castanha
Artigos Recentes
doenças neurodegenerativas
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas. Percebe as suas principais consequências
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas, sendo as mais conhecidas Huntington, Parkinson e Alzheimer (esta...
doenças autoimunes
Sabes o que são doenças autoimunes? Nós explicamos
Numa doença autoimune, é o próprio sistema imunitário que agride o corpo. Por isso, nestes...
prevenção da anemia
Conhece os sintomas e modos de prevenção da anemia
A anemia é uma condição que se caracteriza por um conteúdo reduzido de hemoglobina no...