cáculos na vesícula

Sabes o que são Cálculos na Vesícula? Vem descobrir!

Os cálculos na vesícula ou litíase da vesícula diz respeito ao desenvolvimento de pedras no interior da vesícula (tal como as pedras nos rins, apesar de ser um problema em órgãos diferentes). Este pequeno saco fica junto ao fígado e é responsável por guardar a bílis que este órgão produz. Durante o processo digestivo, a vesícula é responsável por lançar a bílis para o intestino delgado de modo a ajudar na digestão das gorduras dos alimentos.

A litíase biliar ou os cálculos na vesícula podem comprometer a função deste órgão. Na Europa, há aproximadamente 10% de pessoas com esta condição. Este problema é mais prevalente nas mulheres, sobretudo a partir dos 50 anos de idade.

cálculos na vesícula

Sabes o que são Cálculos na Vesícula? Vem descobrir!

A grande maioria das pessoas com cálculos na vesícula não tem sintomas indiciadores deste problema

Quando há lugar a sintomas, o mais comum é dor ou cólica na zona do “estômago” ou debaixo das costelas, do lado direito. Este desconforto pode estender-se para o lado esquerdo, para as costas, para o peito ou para o restante abdómen. 

Este incómodo pode ser súbito e durar minutos ou horas e ser acompanhado de enjoos, vómitos, suores e/ou palidez

Associado a este problema podem surgir complicações como inflamação da vesícula (colecistite), das vias biliares (colangite) ou do pâncreas (pancreatite). Em alguns casos, pode haver febre e icterícia associadas.

cáculos na vesícula
Causas

Os cálculos na vesícula têm origem em “cristalizações” de substâncias que existem na bílis, como a bilirrubina e o colesterol. É possível haver um só cálculo ou vários, os quais podem ter o tamanho de uma grainha ou de uma bola de golf.

A justificação para estas “cristalizações” pode estar relacionada com uma bílis muito concentrada ou com uma vesícula que se esvazia de forma lenta ou incompleta. Este problema também pode ser causado pelo excesso de colesterol ou de pigmentos biliares.

Fatores de risco

Há fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de ter cálculos na vesícula. Alguns deles são:

  • a obesidade;
  • uma dieta rica em gorduras animais e pobre em vegetais e fruta;
  • a escassez de exercício físico;
  • a perda rápida de peso;
  • longos períodos de jejum;
  • toma de hormonas e contracetivos;
  • gravidez;
  • diabetes;
  • anemias hemolíticas;
  • cirrose do fígado.
Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico desta condição pode ser feito através de ecografia ou TAC abdominal, entre outros meios complementares de diagnóstico.

O tratamento é imprescindível quando há múltiplos cálculos de pequenas dimensões; quando se manifestam sintomas, como cólica biliar; quando existe uma perda rápida de peso; ou quando os cálculos estão nas vias biliares. Os diabéticos ou os doentes que tomam imunossupressores também devem ser tratados.

A terapêutica privilegiada é a cirurgia para retirar a vesícula (colecistectomia). Ela pode ser realizada de forma tradicional (através de um corte na parede abdominal) ou através da técnica laparoscópica (com recurso a instrumentos que entram no abdómen por meio de pequenos orifícios). 

Em algumas situações, pode ser proposta a eliminação dos cálculos através da sua dissolução com medicamentos ou da litotrícia, “ondas de choque”. Se os cálculos estiverem nas vias biliares, então pode ser recomendado fazer um exame endoscópico às vias biliares e ao pâncreas.

cáculos na vesícula

Se te identificas com alguns dos sintomas descritos acima, põe fim a estas cólicas dolorosas e desconfortáveis. Vai a doctorino.pt e marca já uma consulta de gastrenterologia.

cálculos na vesícula
Artigos Recentes
doenças neurodegenerativas
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas. Percebe as suas principais consequências
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas, sendo as mais conhecidas Huntington, Parkinson e Alzheimer (esta...
doenças autoimunes
Sabes o que são doenças autoimunes? Nós explicamos
Numa doença autoimune, é o próprio sistema imunitário que agride o corpo. Por isso, nestes...
prevenção da anemia
Conhece os sintomas e modos de prevenção da anemia
A anemia é uma condição que se caracteriza por um conteúdo reduzido de hemoglobina no...