aumentar o número de pacientes

5 Estratégias de Marketing Digital para Aumentar o Número de Pacientes

Exposição Digital Para Profissionais de Saúde

Uma das principais fontes de aquisição de clientes hoje em dia, para qualquer negócio ou serviço, é o meio digital. Na área da saúde não é diferente! Para os profissionais de saúde em 2021, é crucial investir na sua presença online, e adotar estratégias de marketing digital para aumentar a sua exposição e alcançar novos pacientes.

1.Dinamize as suas redes sociais

Se você está a ler este artigo, acreditamos que já tenha efetuado o primeiro passo para aumentar a sua exposição digital: a inscrição, como profissional de saúde, nas redes sociais. Segundo a Marktest, 87% dos portugueses utilizam as redes sociais várias vezes por dia.

Qual ou quais redes sociais escolher?

Em Portugal, as redes sociais mais utilizadas pelo público são o facebook e o instagram. Ao realizar qualquer ação como parte da sua estratégia de marketing digital, deve primeiro pensar no seu público-alvo e objetivos, e assim definir o tipo de comunicação a adotar. 

Por exemplo, os seus pacientes são pessoas mais jovens ou de idade mais avançada? Quais são os tópicos que pretende abordar nas suas páginas? Na sua especialidade, é importante os pacientes verem fotografias do seu trabalho, ou não será necessária a partilha de muito conteúdo visual?

De forma simples:

  • Instagram: É ideal para profissionais com um nicho de pacientes mais jovens. Caso opte pelo instagram, é muito importante focar no conteúdo visual e postar com frequência fotografias ou vídeos. Se der um toque mais pessoal e criar insta stories a falar de certos assuntos de interesse, tem tudo para um instagram de sucesso!
  • Facebook: O facebook é mais indicado se o grupo etário dos seus pacientes estiver entre os 30 e os 55 anos. Tem a flexibilidade de poder criar conteúdo visual ou escrito, mas o visual continua a ter sempre mais sucesso. Aproveite para criar uma página para a sua clínica ou consultório e deixe os clientes darem avaliações ao seu serviço!

Dica extra: Inscreva o seu consultório ou clínica no Google My Business, para ser encontrado facilmente pelos pacientes nas páginas do google e no google maps.

2.Aposte no Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo baseia-se na criação e publicação de conteúdos personalizados, de interesse para a sua audiência. O objetivo é tornar-se numa referência para os seus pacientes e seguidores, transmitindo-lhes uma maior credibilidade do seu trabalho e assim aumentando a confiança destes em si. 

Estes conteúdos podem ter vários formatos: fotografias ou ilustrações, vídeos, ou texto em artigos. No caso de conteúdos visuais e vídeos, o melhor canal de partilha são as redes sociais. Já os artigos, deverão ser publicados em blogs ou no seu próprio website, sendo também um grande fator de sucesso para sua exposição digital e para SEO – Search Engine Optimization.

Escrita de Conteúdo - Uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization)

Ao escrever artigos sobre a sua área de especialidade e divulgá-los na internet, seja nos seus canais ou em websites, revistas ou blogs para esse fim, o seu trabalho será exposto a pessoas que nunca ouviram falar de si. Se você possuir um website, esta é uma das melhores estratégias de SEO (chamada de link building), pois ao obter links para o seu website vindos de outras páginas, aumenta o reconhecimento do google sobre as suas páginas, e consequentemente melhora o seu rankeamento para aparecer nas primeiras páginas.

Na Doctorino, oferecemos a todos os nossos profissionais a possibilidade de escreverem para o nosso blog. Se ainda não o fez, não desperdice esta oportunidade! Fale com a nossa equipa e enviaremos todas as informações.

Aumentar o Número de Pacientes
3.Invista em Email Marketing

Segundo a Rockcontent, 12% dos consumidores escolhem email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.

Porque não pedir o email aos seus pacientes, criar uma lista e enviar-lhes um ou dois emails mensais com conselhos de saúde relevantes para o seu bem-estar? Só você conhece bem os seus pacientes, e sabe quais as tendências de informação importantes na vida deles.

Esta é uma ótima forma de fidelização de clientes, através da comunicação frequente e consistente. Ao trabalhar a relação com os seus pacientes e lhes oferecer conteúdo gratuito, eles não se vão esquecer de si e vão querer voltar a ter consultas consigo

Não tem ideias sobre o que enviar nos seus emails? Basta fazer um estudo de mercado, pergunte aos seus pacientes! Até poderá usar a sua primeira campanha de email com este fim.

4.Crie um Website

Ao sentir a necessidade de contactar um profissional de saúde de certa especialidade, ou mesmo para saber mais sobre algum que tenha sido recomendado, na maior parte dos casos, a primeira ação das pessoas é realizar uma pesquisa no google.

A melhor forma de garantir que os pacientes que precisam de si o encontrem, é estar presente em plataformas como a Doctorino, assim como ter o seu próprio website. O seu próprio website tem a vantagem de que poderá escrever todas as informações que ache relevante sobre si e o seu trabalho, criar um portfólio de casos clínicos, e até construir um blogue com os artigos que desenvolver. É normal que não saiba como criar um website e a sua estratégia de marketing digital, por isso aconselhamos que utilize os serviços de uma agência de marketing digital especializada na área da saúde, como a Constant Circle.

A cereja no topo do bolo será possibilitar aos visitantes a marcação de consultas, ao visitarem o seu website. Poderá inserir um botão que irá redirecionar os potenciais pacientes diretamente para a sua página pessoal na doctorino, onde poderão efetuar a marcação de consulta em 3 cliques. Fale com a nossa equipa para auxiliarmos neste processo!

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5.Faça parte da Doctorino

Ter o seu perfil numa plataforma como a Doctorino, referenciada a nível nacional e com uma equipa especializada em marketing que fará a comunicação da sua página ao público português, é uma das melhores estratégias que poderá realizar em 2021. 

Além de trazer resultados muito positivos, você não terá de se preocupar ou dispensar tempo com nada! Basta inserir os seus horários disponíveis na agenda, e começar a receber marcações de consultas. Veja aqui as 5 principais vantagens de integrar a doctorino.

Não se esqueça que, tão importante como angariar novos pacientes, é fidelizar e reter os existentes, pois são eles quem vão dar a recomendação do seu serviço. Ao investir neste tipo de ações de marketing digital, está também a contribuir para o aumento do word-of-mouth (boca-a-boca) sobre o seu trabalho. Quando um profissional de saúde consegue criar conteúdo de qualidade online, as pessoas irão recomendar as suas páginas e o seu trabalho, e você conseguirá chegar aos ouvidos de mais pessoas.

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