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Por que é Importante manteres-te Hidratado, mesmo no Inverno

No inverno, devido às temperaturas mais baixas, é frequente não sentirmos tanta sede e, consequentemente, não ingerirmos tantos líquidos. Contudo, o frio causa uma grande perda de água e a secura da pele e das mucosas. Por isso, beber água é fundamental ao longo de todo o ano. 

A água tem vários benefícios e funções no organismo, logo ela deve fazer parte da dieta diária de todos nós, mesmo nos meses mais frios. É especialmente importante ter cuidado com os idosos e com as crianças, pois eles podem entrar mais rapidamente em desidratação. 

Percebe por que é fundamental beberes água todo o ano e de que forma podes fazê-lo de um modo agradável e simples.

 

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Por que é Importante manteres-te Hidratado, mesmo no Inverno

Antes de te deixarmos dicas práticas sobre como ingerires mais líquidos no inverno, convém explicar por que a água é tão essencial, mesmo no inverno. Beber água contribui, nomeadamente, para:

  • o bom funcionamento do organismo;
  • a hidratação, firmeza e saúde da pele;
  • o não envelhecimento precoce da pele;
  • o não surgimento das doenças típicas do inverno, como as infeções respiratórias, e também dos problemas nos rins;
  • a não manifestação de cãibras, fadiga, aumento da frequência cardíaca, sobreaquecimento do corpo e náuseas decorrentes da atividade física;
  • o transporte de nutrientes para as células;
  • a eliminação das toxinas;
  • a regulação da temperatura corporal;
  • a melhoria do processo digestivo;
  • o aumento das defesas.
Dicas práticas para ingerires mais líquidos, durante o inverno
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Comeres mais alimentos ricos em água

No inverno, deves aumentar a quantidade de legumes e de fruta consumidos, nomeadamente laranja, alface ou pepino, por serem muito ricos em água.

Ingerires sopa

A sopa é um ótimo alimento porque, além de água, contém nutrientes importantes para o organismo, como as vitaminas, os minerais e as fibras.

Beberes água e chás

Além da água, podes beber chás. Neste caso, deves preferir os naturais, como a camomila, erva-cidreira, hortelã ou tília. Também podes aromatizar a água com alguns ingredientes, como limão, hortelã, morangos ou gengibre. O ideal é que consumas cerca de 2 a 3 litros de água por dia.

Se ainda tens dúvidas sobre a importância do consumo de água durante o inverno e de que forma podes fazê-lo, vai a doctorino.pt e agenda uma consulta de nutrição. 

Um especialista pode ajudar-te a incluires de maneira mais agradável a água na tua dieta diária.

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