Por que é o cabelo cai no outono? Fique a perceber
A queda de cabelo pode ser algo normal que faz parte do processo de regeneração e de crescimento capilar. Diariamente, perdemos em média 50 a 100 cabelos. Porém, no outono, esta queda parece ser mais intensa, acompanhando a própria queda das folhas das árvores. Qual será a razão para este facto? Descobre a seguir.
Por que é o cabelo cai no outono? Fique a perceber
O cabelo passa por uma queda sazonal estacional cíclica, ou seja, na primavera os fios morrem e, no outono, eles caem. Este é um processo de renovação natural que permite o surgimento de mais cabelo e mais forte.
Alguns dos motivos para os fios caírem no outono podem ser: uma menor exposição solar; uma maior tendência para lavar o cabelo com água quente; o uso mais frequente de bonés, gorros, chapéus e toucas, entre outras razões possíveis.
Outras causas para a queda de cabelo
Além da estação do ano, há outros fatores que podem motivar a queda do cabelo, a saber:
- Alterações hormonais: é comum cair cabelo em fases mais propensas a mudanças hormonais, como a gravidez ou a menopausa.
- Stress: o stress pode ser responsável pela queda de 50% a 75% dos fios de cabelo.
- Anemia: a escassez de glóbulos vermelhos pode provocar uma alopecia difusa, ou seja, uma perda progressiva de cabelo, numa região específica.
- Alimentação: a desidratação e a carência nutricional também podem causar a queda de cabelo.
- Maus hábitos: usar produtos agressivos para o cabelo, como alisadores, por exemplo, pode enfraquecer o cabelo, contribuindo para a sua queda.
- Medicamentos: as pílulas contracetivas, os antidepressivos e outros fármacos também podem causar queda de cabelo.
Prevenção
Assim, para evitar a queda do cabelo ou para tentar que ela não seja tão intensa, deves adotar alguns comportamentos, nomeadamente;
- beber 2 litros de água por dia;
- fazer uma dieta rica em proteínas, ácidos gordos essenciais e vitaminas;
- aplicar produtos capilares antiqueda, com proteínas, vitaminas e minerais, e/ou cápsulas e loções capilares que estimulem o crescimento capilar;
- manter o couro cabeludo sempre limpo;
- usar produtos próprios para o tipo de cabelo, hidratando-os e protegendo-os do sol;
- evitar lavar o cabelo com água quente;
- não dormir com o cabelo molhado.
Se estás a passar por uma fase de queda intensa de cabelo, deves consultar um especialista que analise o teu problema, identifique a sua origem e seja capaz de te recomendar quais os produtos e os comportamentos mais adequados para combateres essa condição.
Por isso, não adies mais a resolução desse problema, vai a doctorino.pt e agenda uma consulta no dermatologista mais perto de ti!