Otite: todos os sintomas a que deves estar atento
A otite é uma infeção viral ou bacteriana que afeta o ouvido, provocando dor, inflamação e a acumulação de líquido. Este é um problema relativamente frequente na infância (sobretudo entre os 3 meses e os 3 anos), sendo que aproximadamente 75% das crianças tem pelo menos uma otite antes dos três anos de idade. Fica a saber tudo!
Otite: todos os sintomas a que deves estar atento
A otite pode ser externa, média aguda e média serosa.
- A otite externa é, geralmente, causada pela entrada de água no ouvido e pelo surgimento de bactérias ou de fungos.
- Já a otite média aguda está relacionada com a infeção (normalmente bacteriana) do ouvido médio e do tímpano. Este tipo é muito comum na infância e em pessoas com obstrução nasal e rinorreia.
- Existe, ainda, a otite média serosa caraterizada pela acumulação de líquido e pela perda auditiva, muitas vezes associada à rinite alérgica ou aos resfriados.
As infeções respiratórias (como as constipações ou as gripes) ou as alergias podem favorecer o aumento de líquidos no ouvido médio, favorecendo os quadros de otite, caso surjam bactérias.
Alguns fatores de risco associados a esta doença na infância são: não terem sido amamentadas; estarem expostas ao fumo do tabaco; possuírem vegetações adenóides; sofrerem de rinite alérgica.
Sintomas
Os principais sintomas de otite são dor, pressão e fluido no ouvido, além de uma diminuição da audição. No caso das crianças, podem somar-se a estas outras manifestações, tais como: dificuldade em dormir; choro persistente; febre; falta de apetite; e dor de cabeça.
A sintomatologia pode, ainda, ajudar a distinguir o tipo de otite em causa, sendo que:
- a otite externa causa dor ao mexer na orelha;
- a otite média aguda provoca dor, febre alta e perda de audição;
- a otite média serosa está mais associada a uma dor esporádica; a nariz entupido; à perda de audição; ao ressonar; e à voz nasalada.
Tratamento
O tratamento das otites deve ser prescrito por um médico, após observação. Em alguns casos, são indicados antipiréticos e analgésicos apenas para aliviar a sintomatologia associada, como a febre ou as dores. Noutras situações, pode ser necessário recorrer a antibióticos.
Prevenção
É possível reduzir a probabilidade de ter esta doença, se se evitarem os fatores de risco e:
- não se usar algodão ou cotonetes nos ouvidos;
- colocar protetores auditivos ao fazer natação;
- lavar frequentemente o nariz com produtos próprios para o efeito;
- lavar regularmente as mãos com água e sabão para evitar a propagação de vírus e bactérias;
- ter o boletim de vacinas atualizado;
- não contactar com pessoas com doenças contagiosas.
Diagnóstico
Perante a sintomatologia descrita acima, deves consultar de imediato um otorrinolaringolista, de modo a que ele possa observar o ouvido, recorrendo a um otoscópio. Geralmente, este exame é suficiente para chegar a um diagnóstico e para prescrever a terapêutica mais indicada.
Se suspeitas que podes estar com uma otite, não esperes mais e vai a doctorino.pt marcar a tua consulta de otorrinolaringologia.