Conte-nos o seu percurso e a razão pela qual escolheu a sua especialidade.:
A razão para ter escolhido esta área prende-se com a vontade de escuta e elaboração com o outro. Só assim a transformação é possível.
Que tratamentos realiza no seu dia-a-dia e qual o impacto nos seus pacientes?:
O trabalho de um psicólogo clínico e/ou psicoterapeuta passa pela escuta atenta do modo de pensar do outro. Esta capacidade e disponibilidade para estar com alguém é por si só terapêutica.
Qual o seu principal target e que tratamentos têm mais procura?:
Por norma, atendo pessoas com dificuldades relacionais ou cujo percurso de vida sofreu uma alteração, brusca ou duradoura. A psicoterapia acaba por se tornar no principal instrumento para o tratamento.
Que alterações tem vindo a observar na sua atividade profissional ao longo do seu percurso (por exemplo, procura, necessidades dos pacientes, intervenção do digital)?:
Verifico um aumento dos níveis de ansiedade, fruto da situação de incerteza que vivemos, mas também uma prevalência do agir em detrimento do pensar, levando a decisões pouco elaboradas e refletidas.
Acredito que a intervenção online permitiu chegar a pessoas que de outra maneira não conseguiram pedir auxílio.
Em que medida o digital favorece o contacto e acompanhamento dos seus pacientes?:
Da minha experiência, o contacto digital permitiu diminuir a distância física entre os pacientes e os serviços. É extraordinário como o contacto via online pode fomentar uma boa relação terapêutica, apesar de algum ceticismo inicial.