pilates clínico

Nova Especialidade na Doctorino: Descobre o que é o Pilates Clínico

Na Doctorino, podes encontrar mais de 1350 profissionais de 50 especialidades diferentes. Estamos em constante evolução para aumentar a oferta de serviços de saúde ao público, e por isso, agora também podes encontrar profissionais especializados em Pilates Clínico na doctorino.pt.

o que é a medicina tradicional chinesa
o que é pilates clínico
O que é o Pilates Clínico?

O Pilates Clínico tem origem na década de 1920, tendo adotado o nome do seu criador, Joseph Pilates. Na sua fase inicial, o objetivo da modalidade era o treino de força específico para bailarinos e atletas de alta competição.

Esta especialidade foi posteriormente desenvolvida por fisioterapeutas, sendo que hoje em dia tem bases científicas atuais e reconhecidas internacionalmente. O Pilates Clínico tem como base métodos e exercícios de controlo muscular, direcionados para a reabilitação física. 

Segundo a Terapeuta Helena Aurélio, o Pilates Clínico é um método de reabilitação cujo objetivo principal se centra em exercícios de estabilidade da coluna e no correto alinhamento corporal, coordenados com a respiração, a concentração, o equilíbrio e a fluidez de movimentos.

Este método que incorpora o alongamento e exercício físico numa só atividade baseia-se na anatomia humana e tem como objetivo fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco e tratar ou prevenir possíveis lesões. 

O Pilates clínico é também uma forma de praticar exercício físico sob orientação terapêutica. 

Benefícios do Pilates Clínico

Para a terapeuta da Doctorino, o Pilates Clínico tem como principais benefícios a melhoria da consciência corporal (postura) e do padrão respiratório, aumento da flexibilidade e da força muscular e melhoria do equilíbrio e da coordenação motora.

Como os exercícios de Pilates Clínicos exigem muita concentração e foco na respiração e na postura, têm inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Em termos de benefícios mentais, o pilates clínico estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração e contraria o stress, principalmente devido ao foco na respiração e concentração nos exercícios. Além disso, o Pilates Clínico ainda pode ajudar no emagrecimento pela prática de exercício físico e ajuda na prevenção de lesões, pois provoca menor desgaste das articulações e músculos.

Em alguns casos, a principal vantagem para os utentes é o alívio da dor de regiões do corpo afetadas. No entanto, o pilates clínico não serve apenas para pessoas com patologias já identificadas, pois traz benefícios a todas as pessoas que praticarem.

o que é pilates clínico
o que é pilates clínico
Quando deves ir a uma consulta de Pilates Clínico?

De acordo com a terapeuta Helena Aurélio, os utentes podem realizar Pilates Clínico para prevenir e/ou recuperar lesões de modo a promover a saúde e o bem-estar.

Outra questão bastante interessante, é que no Inverno se verifica um aumento do fluxo de utentes devido a episódios de dor com maior frequência, por consequência da descida das temperaturas e pelo facto de haver maior tendência para diminuir a atividade física.

A terapeuta também refere que o Pilates Clínico é indicado para indivíduos de qualquer faixa etária (crianças, adultos e idosos) pois engloba exercícios de baixo impacto. Pode ser realizado individualmente ou em grupo, e o plano de intervenção é baseado conforme as necessidades de cada utente.

Principais Patologias de Intervenção do Pilates Clínico

Para a terapeuta, na maior parte dos casos, os utentes que recorrem a esta especialidade são jovens e adultos com patologias da coluna vertebral (lombalgias, escoliose, hérnia discal) que implique dor e incapacidade funcional. No entanto, esta modalidade terapêutica também engloba outras condições clínicas do foro músculo-esquelético.

  • Hérnia Discal Lombar
  • Hérnia Discal Cervical
  • Artrose de Coluna
  • Espondilolistese
  • Pós operatório de Cirurgias de Coluna
  • Escoliose/Atitude Escoliótica
  • Artrose de Joelhos
  • Artrose de Quadril
  • Pós operatório de Cirurgias de Joelho
  • Discinese Escapular
  • Lombalgias
  • Cervicalgias
  • Sindrome do Piriforme
  • Disfunção Sacroilíaca
Como funcionam as consultas de Pilates Clínico?

Numa primeira fase e antes de começar qualquer exercício ou plano, o fisioterapeuta realiza uma avaliação individual do paciente. O objetivo é averiguar quais as necessidades clínicas, de acordo com as condições e limitações do indivíduo, e as suas recomendações médicas. De seguida, serão definidos os objetivos específicos a curto e longo-prazo e traçado um plano de exercícios, que inclui a frequência das sessões.

Assim, os exercícios selecionados são específicos para o quadro clínico do utente, que deverá realizá-los com acompanhamento profissional, de modo a evitar má postura ou dor.

o que é pilates clínico
Princípios do Pilates Clínico

O Pilates Clínico tem como base 6 princípios: Centro, Respiração, Precisão, Concentração, Movimento Fluído e Controlo.

Tendo em conta a integração de foco do corpo e da mente nos exercícios, os dois primeiros princípios são os principais fatores que distinguem o Pilates Clínico de qualquer outra técnica física.

Centro: Ao realizar os exercícios, devemos ter atenção à posição da coluna lombar no centro, evitando a anteversão e retroversão da bacia. Para isso, é necessário manter a contração abdominal.

Respiração: A forma correta de respiração é expirar no movimento que causa mais instabilidade (força na zona lombo-pélvica), e inspirar no movimento mais fácil do exercício. Deve ser feita uma respiração torácica.

Precisão: os exercícios devem ser executados de forma eficaz, em sintonia com a respiração e contração muscular durante todo o treino.

Concentração: Estar focado no seu corpo, na sua mente e no exercício que está a realizar de forma a conseguir relaxar e obter um total comprometimento com o método.

Movimento Fluído: Todos os exercícios são executados de forma fluida e sequencial, tornando-os apelativos a quem os pratica.

Controlo: Controlar o movimento é essencial para trabalhar contra a gravidade num colchão, ou contra resistência em equipamentos. 

Assim, o Pilates Clínico é eficaz para pessoas com ou sem patologias ou dores corporais. Para algumas pessoas, funciona como reabilitação e para outras, é uma atividade de exercício físico benéfica sob orientação terapêutica. Se tens interesse em experimentar, marca já a tua consulta na Doctorino!

o que é o pilates clínico
Artigos Recentes
doenças neurodegenerativas
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas. Percebe as suas principais consequências
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas, sendo as mais conhecidas Huntington, Parkinson e Alzheimer (esta...
doenças autoimunes
Sabes o que são doenças autoimunes? Nós explicamos
Numa doença autoimune, é o próprio sistema imunitário que agride o corpo. Por isso, nestes...
prevenção da anemia
Conhece os sintomas e modos de prevenção da anemia
A anemia é uma condição que se caracteriza por um conteúdo reduzido de hemoglobina no...