doenças oftalmológicas

Fica a conhecer algumas das Doenças Oftalmológicas mais comuns

Há várias doenças oftalmológicas, algumas mais comuns do que outras. Já existem vários tratamentos para muitas dessas patologias que, mesmo que não tenham uma cura propriamente dita, podem ser controladas com diversas terapêuticas. Fica a conhecer as principais características de cinco delas.

o que é a osteoporose

Fica a conhecer algumas das doenças oftalmológicas mais comuns

doenças oftalmológicas
Conjuntivite

Conjuntivite é a designação atribuída à inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente que cobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. 

Os principais sintomas desta doença são olhos vermelhos e lacrimejantes, prurido e secreção.

Esta pode ser uma doença infeciosa e altamente contagiosa, quando transmitida por vírus, fungos ou bactérias. Ou, então, pode ser alérgica, quando provocada por substâncias como pólen, pêlo de animais ou pó. Existem ainda casos em que a conjuntivite é tóxica, pois tem na sua origem uma irritação provocada por produtos químicos.

O tratamento deste problema vai variar em função da sua origem. Essencial é consultar um médico oftalmologista e evitar o contágio, não partilhando objetos que contactem com o olho, como é o caso de toalhas do rosto, por exemplo.

A doença pode demorar até 4 dias a manifestar sintomas, sendo que a sua erradicação pode demorar cerca de duas semanas.

Cataratas

Estamos perante uma catarata quando há opacificação do cristalino, uma parte transparente do olho que possibilita a focagem dos objetos de longe e de perto. A catarata causa a perda dessa transparência, provocando a perda progressiva de visão do doente.

Na origem deste problema, costuma estar o processo natural de envelhecimento. Os seus principais sintomas de alerta são visão turva, sensibilidade à luz, diminuição da visão noturna e sensibilidade às cores. 

A única forma de eliminar as cataratas é recorrer à cirurgia, de modo a que o cristalino opaco seja substituído por uma lente artificial.

Glaucoma

O glaucoma refere-se à alteração de fluidos intraoculares e à sua acumulação. Este aumento da pressão pode provocar a morte celular e, consequentemente, uma perda gradual da visão. Por isso, esta é uma das causas de cegueira mais frequente entre adultos. 

Para diagnosticar este problema, é preciso fazer exames oftalmológicos. Só depois o médico é capaz de determinar qual o tratamento mais adequado, que pode passar pela aplicação de colírios, por laser ou por cirurgia.

doenças oftalmológicas
doenças oftalmológicas
Alergia ocular

A alergia ocular é uma reação que se manifesta através de irritação, prurido, ardor, olhos lacrimejantes e sensibilidade à luz. Na origem deste problema, está uma resposta do sistema imunológico a substâncias como o pólen, o pó, o pêlo de animal e certos alimentos. 

Além de evitar tudo o que possa causar alergia, é importante procurar ajuda médica e proceder ao tratamento deste problema, com gotas oculares, pomadas oftálmicas e anti-histamínicos.

Descolamento da retina

A retina reveste a parte interna do olho. Por vezes, parte ou mesmo a totalidade da retina pode desprende-se da parte posterior do olho, ocorrendo o seu descolamento. 

Esta é uma doença grave, mas que pode ter sintomas inicialmente discretos, como pontos ou manchas na visão, flashes de luzes ou, nos casos mais severos, perda súbita da visão. A única solução para este problema é a cirurgia.

Independentemente da gravidade da situação, é fundamental consultares um médico oftalmologista, sempre que suspeitares que estás com algum problema de visão. 

Um check-up aos teus olhos pode evitar muitas complicações e garantir uma visão melhor e livre de problemas. Portanto, vai a doctorino.pt e agenda já a tua consulta de oftalmologia.

doenças oftalmológicas
Artigos Recentes
dentista pediátrico
Como Garantir o Futuro Sorriso dos Seus Filhos – Por Dra. Inês Guerra Pereira
Como Garantir o Futuro Sorriso dos Seus Filhos Como Garantir o Futuro Sorriso dos Seus...
doenças neurodegenerativas
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas. Percebe as suas principais consequências
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas, sendo as mais conhecidas Huntington, Parkinson e Alzheimer (esta...
doenças autoimunes
Sabes o que são doenças autoimunes? Nós explicamos
Numa doença autoimune, é o próprio sistema imunitário que agride o corpo. Por isso, nestes...