grávida de gémeos

Estás grávida de gémeos? Eis tudo aquilo que precisas de saber

Uma gravidez gemelar consiste na gestação de mais de um feto. Ela ocorre quando o embrião se divide ou quando a mulher ovulou mais de um óvulo, que foram fecundados por espermatozóides diferentes.

Este tipo de gravidez é, naturalmente, distinta e exige alguns cuidados específicos. Ela pode ter causas genéticas, mas também estar associada a tratamentos de fertilidade e de fertilização artificial ou a gestações em mulheres com mais de 35 anos, que já foram mães. Fica a saber mais sobre este tema e quais as precauções a teres.

grávida de gémeos

Estás grávida de gémeos? Eis tudo aquilo que precisas de saber

grávida de gémeos
Tipos de Gestações Gemelares

Há dois tipos principais de gestações gemelares: a que tem origem na divisão do embrião ou a que tem origem em dois óvulos. No primeiro caso, estamos perante a formação de gémeos idênticos, ou seja, monozigóticos ou univitelinos. Estes partilham a mesma genética e, por isso, apresentam caraterísticas físicas semelhantes. No segundo caso, estamos perante a gestação de gémeos dizigóticos ou bivitelinos. Estes já não são geneticamente idênticos e, por isso, até podem ter géneros diferentes.

Sintomas

Numa gravidez gemelar, é comum que algumas reações sejam mais intensas e frequentes, tais como: náuseas, hemorragias, dores nas costas, inchaço, azia, aumento da pressão arterial, diabetes gestacional, diástase do músculo abdominal e anemia. Afinal, o tecido conjuntivo, o solo pélvico, os músculos, o esqueleto e a pele estão mais sobrecarregados.

Também por isso estas gestações nem sempre vão além das 37 semanas, podendo ainda resultar em partos prematuros. Clinicamente, são consideradas gravidezes de alto risco, pois a probabilidade de ocorrerem complicações é superior à das gravidezes comuns.

Cuidados a ter

Como em qualquer gravidez, é importante fazeres uma dieta equilibrada e praticares 30 minutos de exercício físico diários, como ioga, natação ou caminhada.

Se estás grávida de gémeos, também é imprescindível teres um acompanhamento médico regular e atento, de modo a controlares o teu peso; as necessidades dos teus bebés; e eventuais problemas como carência de ferro ou risco de pré-eclâmpsia. Caso os bebés partilhem o mesmo saco vitelino, então esta vigilância clínica é ainda mais importante.

Portanto, se estás grávida de gémeos, não descures a tua gravidez e garante que a tua gestação é devidamente acompanhada desde o início por um especialista competente. Vai a doctorino.pt e marca já a tua consulta de obstetrícia e vive a tua gravidez com alegria e segurança!

grávida de gémeos
Artigos Recentes
Maria Luis capa_blog
A Terapeuta Maria Luís Lopes já está Disponível Para Marcações na Doctorino!
"Ajudar os outros a encontrarem o seu equilíbrio a nível físico, emocional e mental de...
acne capa
Acne: saiba tudo, o que é e como tratar
A acne é provavelmente a doença da pele mais comum na vida dos portugueses. A...
importância da vacinação capa
Importância da Vacinação – 5 razões para se vacinar contra a Covid-19
Como é sabido, a vacina contra a covid-19 não é obrigatória, sendo por isso o...