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Especial mês de prevenção do suicídio: 10 dicas para promover a saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só existe saúde, quando há um bem-estar físico, mental e social completo. Logo, a doença mental é uma realidade que merece tanta atenção como qualquer doença física. 

Também de acordo com a OMS, podem contribuir para a doença mental fatores de ordem socioeconómica, biológica e/ou ambiental. Assim, na origem das perturbações psíquicas podem estar situações como stress, medo, problemas afetivos, mudanças, violência, estilo de vida não saudável, entre muitas outras causas possíveis.

Não ter vergonha de pedir a ajuda de um profissional habilitado e procurar ter uma rotina diária equilibrada são passos essenciais para evitar situações limite como o suicídio.

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Especial mês de prevenção do suicídio: 10 dicas para promover a saúde mental

Cuidar de si próprio

Dormires bem, alimentares-te corretamente, cuidares do teu corpo e mente são medidas básicas para garantires que conservas a tua saúde física e mental. 

 

Aceitares-te como és

Isso não significa que não devas tentar sempre melhorar ou evoluir enquanto pessoa. Porém, a insatisfação constante e a incapacidade de vibrares com as tuas conquistas diárias vai fazer com que te sintas sempre deprimido e abaixo do esperado.

 

Ser ativo

Está comprovado que a atividade física melhora o bem-estar geral, nomeadamente o sentido de humor. Portanto, inclui no teu dia a dia o exercício físico, seja através da prática de um desporto, seja através de uma corrida ou caminhada, por exemplo.

 

Exercitar o cérebro

Além do teu trabalho, deves procurar passatempos que te estimulem e permitam que conheças coisas novas, como aprenderes a tocar um instrumento musical ou a falares uma nova língua.

 

Gerir bem o tempo

É fundamental que tenhas tempo para trabalhar, mas também para te divertires, passeares ou, simplesmente, descansares. Encontrares tempo para tudo ajuda a equilibrar o teu dia a dia.

 

Conviver com quem gostas

O ser humano precisa de convívio para se sentir bem. Portanto promove encontros em que haja espaço para conversares, rires e passares um bom momento de lazer com quem mais gostas.

 

Fazer coisas de que gostas

O ócio é muito importante para o ser humano. Por isso, reserva tempo para relaxar, fazendo o que mais gostas. Vê um filme ou lê um livro e tem um tempo só para ti, para relaxar.

 

Dormir bem

O sono é fundamental para manteres a saúde mental. É essencial dormires o número de horas apropriado, mas também dormires bem, ou seja, acordares com as energias recarregadas.

 

Comer bem

Um estilo de vida saudável implica, também, uma alimentação rica, variada e nutritiva. Bebe muita água (cerca de 1,5 litros por dia) e come muitas frutas e legumes. Por outro lado, evita os produtos processados, ricos em açúcares, gorduras e sal.

 

Consultar um especialista

Estas são dicas úteis que, certamente, te podem ajudar a manteres a tua mente equilibrada e mesmo a aliviar alguma tensão que sintas. Porém, há situações clínicas que carecem de avaliação e de acompanhamento médico e, nesses casos, deves procurar ajuda especializada, sem hesitares.

Se te sentes deprimido, com pensamentos negativos e incapaz de saíres dessa espiral pessimista, então vai a doctorino.pt e marca uma consulta de psiquiatria. Com a orientação de um profissional, certamente tudo te parecerá mais fácil.

 
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