aplo

E o nosso novo parceiro é… APLO- Associação de Profissionais Licenciados de Optometria

Qual é a identidade da instituição? Qual a sua visão, missão e valores?:

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) é a associação representativa dos Optometristas portugueses. Tem como visão um mundo onde todos têm acesso a Mais e Melhores Cuidados para a Saúde da Visão. A nossa missão é assegurar que são prestados cuidados para a saúde da visão de acesso universal, de proximidade, na comunidade, atempados, com qualidade, eficácia e segurança, a todos. Excelência em Visão é o lema do Optometrista e decorre da sua formação específica, extensa e profunda que o coloca como o especialista melhor preparado para lidar com fenómenos ópticos subjacentes à visão, avaliação do estado e funcionamento da visão binocular e condição ocular, entre outros.

Qual a história da organização?

A APLO foi fundada em 19 de Fevereiro de 1998 no seguimento do início da formação em Optometria em Portugal, através de duas universidades públicas portuguesas. O rigor e exigência da formação enfatizou a qualidade e segurança necessárias aos atos optométricos praticados. A APLO materializa esta consciência coletiva de que uma profissão de saúde, com fundações fortíssimas na física, deve ser auto-regulada no superior interesse da defesa da saúde pública e direitos dos utentes. Hoje representa mais de 1.275 Optometristas, a maior classe de prestadores de cuidados para a saúde da visão, em Portugal.

De que maneira a parceria com a doctorino ajuda a reforçar o papel da organização?

A parceria com a Doctorino ajudará a APLO promovendo a identificação e validação de todo e qualquer profissional que possua as qualificações para exercer como Optometrista, compatíveis com os patamares mínimos.

Quais as vossas projeções futuras, relativamente ao papel da organização?

Atualmente, e de acordo com a situação da Optometria em Portugal, é possível projetar um futuro simultaneamente de continuidade e de ruptura. De continuidade no trabalho que se desenvolve com as autoridades e organizações nacionais e internacionais, tal como a Organização Mundial de Saúde, Comissão Europeia, Organismos de Normalização e/ou Regulação Portugueses, entre outros. De ruptura, procurando quebrar a inércia instalada na inexistência de cuidados primários para a saúde da visão, de acesso universal em Portugal e na garantia de que quem se intitula como Optometrista possui as qualificações suficientes para o exercício com qualidade e segurança.

A Optometria, como ciência e prática clínica baseada na evidência, está em constante evolução e assume-se como uma especialidade dinâmica. O interesse da APLO, e de todos os seus membros, passa por uma abordagem multidisciplinar e intersectorial dos cuidados prestados, centrados no utente e totalmente direccionados para as necessidades populacionais.

aplo
Artigos Recentes
doenças neurodegenerativas
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas. Percebe as suas principais consequências
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas, sendo as mais conhecidas Huntington, Parkinson e Alzheimer (esta...
doenças autoimunes
Sabes o que são doenças autoimunes? Nós explicamos
Numa doença autoimune, é o próprio sistema imunitário que agride o corpo. Por isso, nestes...
prevenção da anemia
Conhece os sintomas e modos de prevenção da anemia
A anemia é uma condição que se caracteriza por um conteúdo reduzido de hemoglobina no...