aplo

E o nosso novo parceiro é… APLO- Associação de Profissionais Licenciados de Optometria

Qual é a identidade da instituição? Qual a sua visão, missão e valores?:

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) é a associação representativa dos Optometristas portugueses. Tem como visão um mundo onde todos têm acesso a Mais e Melhores Cuidados para a Saúde da Visão. A nossa missão é assegurar que são prestados cuidados para a saúde da visão de acesso universal, de proximidade, na comunidade, atempados, com qualidade, eficácia e segurança, a todos. Excelência em Visão é o lema do Optometrista e decorre da sua formação específica, extensa e profunda que o coloca como o especialista melhor preparado para lidar com fenómenos ópticos subjacentes à visão, avaliação do estado e funcionamento da visão binocular e condição ocular, entre outros.

Qual a história da organização?

A APLO foi fundada em 19 de Fevereiro de 1998 no seguimento do início da formação em Optometria em Portugal, através de duas universidades públicas portuguesas. O rigor e exigência da formação enfatizou a qualidade e segurança necessárias aos atos optométricos praticados. A APLO materializa esta consciência coletiva de que uma profissão de saúde, com fundações fortíssimas na física, deve ser auto-regulada no superior interesse da defesa da saúde pública e direitos dos utentes. Hoje representa mais de 1.275 Optometristas, a maior classe de prestadores de cuidados para a saúde da visão, em Portugal.

De que maneira a parceria com a doctorino ajuda a reforçar o papel da organização?

A parceria com a Doctorino ajudará a APLO promovendo a identificação e validação de todo e qualquer profissional que possua as qualificações para exercer como Optometrista, compatíveis com os patamares mínimos.

Quais as vossas projeções futuras, relativamente ao papel da organização?

Atualmente, e de acordo com a situação da Optometria em Portugal, é possível projetar um futuro simultaneamente de continuidade e de ruptura. De continuidade no trabalho que se desenvolve com as autoridades e organizações nacionais e internacionais, tal como a Organização Mundial de Saúde, Comissão Europeia, Organismos de Normalização e/ou Regulação Portugueses, entre outros. De ruptura, procurando quebrar a inércia instalada na inexistência de cuidados primários para a saúde da visão, de acesso universal em Portugal e na garantia de que quem se intitula como Optometrista possui as qualificações suficientes para o exercício com qualidade e segurança.

A Optometria, como ciência e prática clínica baseada na evidência, está em constante evolução e assume-se como uma especialidade dinâmica. O interesse da APLO, e de todos os seus membros, passa por uma abordagem multidisciplinar e intersectorial dos cuidados prestados, centrados no utente e totalmente direccionados para as necessidades populacionais.

aplo
Artigos Recentes
Maria Luis capa_blog
A Terapeuta Maria Luís Lopes já está Disponível Para Marcações na Doctorino!
"Ajudar os outros a encontrarem o seu equilíbrio a nível físico, emocional e mental de...
acne capa
Acne: saiba tudo, o que é e como tratar
A acne é provavelmente a doença da pele mais comum na vida dos portugueses. A...
importância da vacinação capa
Importância da Vacinação – 5 razões para se vacinar contra a Covid-19
Como é sabido, a vacina contra a covid-19 não é obrigatória, sendo por isso o...