cálculos renais

Cálculos renais: como diagnosticar e tratar este problema

Os cálculos renais, a litíase urinária ou a urolitíase referem-se a um mesmo problema, o qual está relacionado com a formação de “pedras” no aparelho urinário (não confundir com as pedras na vesícula). Estes cálculos podem surgir devido à aglomeração de cristais. Cada cálculo pode ter o tamanho de um grão de areia a uma bola de golfe

Algumas alterações metabólicas do organismo podem fazer com que haja um aumento da excreção urinária de substâncias como o cálcio, o ácido úrico, o oxalato e o fosfato e/ou uma redução da eliminação de substâncias como citrato ou magnésio, condições propícias à formação dos cálculos renais.

Os cálculos podem, assim, ter uma composição química diferente, em função dos cristais que os originaram.

cálculos na vesícula

Cálculos renais: como diagnosticar e tratar este problema

Cerca de uma em cada 100 pessoas vem a desenvolver cálculos renais ao longo da sua vida. Isto significa que este problema afeta 2% a 3% da população mundial, sendo mesmo a terceira doença mais frequente do aparelho genitourinário.

Se na grande maioria dos casos a expulsão da pedra ocorre naturalmente, embora de forma dolorosa, há casos em que pode ser necessário algum tratamento para eliminar a(s) “pedra(s)”.

cálculos renais
Fatores de risco

Há aspetos que podem aumentar o risco de vir a ter cálculos renais. Algumas dessas condições são:

  • Ter história familiar desta doença;
  • Possuir mais de 40 anos;
  • Ser homem;
  • Beber pouca água;
  • Viver em climas quentes;
  • Fazer dietas muito ricas em proteínas, sódio e açúcar;
  • Sofrer de obesidade;
  • Ter certas patologias ou ter sido sujeito a cirurgias digestivas.
Sintomas

Os cálculos renais podem ou não causar sintomas. Tudo depende se os cálculos se deslocam para a bexiga ou se permanecem nos rins. Em alguns casos, podem ocorrer cólicas renais e outras complicações que podem conduzir a uma situação de insuficiência renal crónica.

O principal sinal de cólica renal é a dor aguda e intensa que se manifesta na região lombar, abaixo das costelas, devido ao movimento da pedra do rim até ao ureter. 

Outros sinais de alerta podem ser dor e vontade constante de urinar; urina turva, avermelhada ou acastanhada e com mau cheiro; náuseas e vómitos; febre, calafrios, arrepios e suores.

Diagnóstico

Caso suspeites que tens cálculos renais, deves ir a doctorino.pt e agendar uma consulta com um urologista. Ele irá tentar perceber qual o tipo de cálculo que tens e qual a alteração metabólica que o causou.

Para isso, além da observação clínica, é importante fazeres análises ao sangue e à urina. Em alguns casos, pode ainda ser aconselhável fazeres uma radiografia, ecografia ou tomografia computorizada.

Em caso de remoção ou expulsão do cálculo, é recomendável guardá-lo num frasco seco, de modo a que ele possa ser enviado para análise.

cálculos renais
cálculos renais
Tratamento

O tratamento dos cálculos renais pode variar de situação para situação. Em caso de dor, podem ser prescritos analgésicos e anti-inflamatórios. Se for necessário remover ou fragmentar os cálculos, pode recorrer-se a ultra-sons (litotrícia extracorporal por ondas de choque) ou a uma pequena incisão na região dorsal (ureterorrenoscopia).

Para prevenir o surgimento ou o ressurgimento de cálculos renais, é importante aumentar a ingestão de líquidos (como água, chá, sumos, sopas) e de frutas; moderar o consumo de sal e de alimentos ricos em oxalato, como é o caso de espinafres, chocolate, chá preto, frutos secos e figos; e evitar o álcool e o tabaco.

Caso te identifiques com alguns dos sintomas indicados acima, então não adies mais uma ida a um especialista. Vai a doctorino.pt e marca uma consulta de urologia.

cálculos renais
Artigos Recentes
Maria Luis capa_blog
A Terapeuta Maria Luís Lopes já está Disponível Para Marcações na Doctorino!
"Ajudar os outros a encontrarem o seu equilíbrio a nível físico, emocional e mental de...
acne capa
Acne: saiba tudo, o que é e como tratar
A acne é provavelmente a doença da pele mais comum na vida dos portugueses. A...
importância da vacinação capa
Importância da Vacinação – 5 razões para se vacinar contra a Covid-19
Como é sabido, a vacina contra a covid-19 não é obrigatória, sendo por isso o...