Natacha Seixas
Conte-nos o seu percurso e a razão pela qual escolheu a sua especialidade.:

Natacha Seixas não foi para a profissão só porque sim. Marcada por um passado difícil e personalidades igualmente de complexo “trato” Natacha foi sempre coloca à prova de fogo. Até que recorda-se de desde muito nove estar a tentar compreender os outros e desculpabilizá-los pelas suas ações. Mas questionava-se e onde fico eu? Qual o meu papel na sociedade? Eu também vou descobrir. Uma longa caminhada pelo psicologia e filosofia levou para o mundo tão maravilhoso da mente humana.
Cláudia Natacha Natacha Seixas Costa, é Mestre em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, Licenciada em Psicologia e Psicopedagogia Curativa , Pós-graduada em Consulta Psicológica e Psicoterapia, Psicooncóloga, Formadora, Supervisora de Estágiários Currículares e Profissionais.

“Pratictioner em Programação Neurolinguística_PNL” e Hipnose Ericksoniana.
Autora do Livro “Crescer Comigo” com Edição esgotada, Prepara-se para a Edição do seu 2º livro que promete ajudar os nosso leitores nas suas angústias e incertezas.

Que tratamentos realiza no seu dia-a-dia e qual o impacto nos seus pacientes?:

Natacha Seixas, faz consultas de Psicologia Clinica presencialmente e online. A psicólogia após anamnese clínica e uma avaliação psicológica aplica o modelo que mais se adequa à personalidade do individuo. Refere que não é taxativo. Não vai usar o modelo humanista só porque sim, ou o relacional-dialógico porque é um dos que mais resultado tem tido.

O que pode ter resultado para um cliente pode não o ter para outro. Temos o modelo cognitivo comportamental que também costuma ter excelentes resultados. Estou familarizada com ambos e aplico uma junção das três abordagens se assim achar necessário para uma boa recuperação do cliente. E tenho tido excelentes resultados na terapia em conjunto com a Programação Neurolinguística e alguns exercícios de Hipnose.

Qual o seu principal target e que tratamentos têm mais procura?:

Trabalho com as mais variadas patologias. Tanto tenho crianças com problemas de ansiedade a traumas, como adultos e idosos com problemas de depressão, ataques de pânico, bipolaridade, tendência para o suicidio, esquizofrenia, Perturbação Borderline, Obecessivo Compulssivo, entre outras patologias muito complexas. Trabalhei muito com patologias associadas ao luto oriundas do mundo oncológico. Faço processos para tribunais e muitas avaliações psicológicas e orientação vocacional. Também processos de reforma antecipada.

Que alterações tem vindo a observar na sua atividade profissional ao longo do seu percurso (por exemplo, procura, necessidades dos pacientes, intervenção do digital)?:

Tenho verificado e felizmente que sim que há uma maior abertura e recetividade ao tratamento psicológico. Já não se verifica tanto o mito de que os psicólogos são “para malucos”. Procurar ajuda evita muitos problemas como o suicidio e em outros casos problemas com a justiça. Há momentos na vida que perdemos o controlo de nós mesmos e precisamos encontrarmo-nos e um bom especialista ajuda-nos nessa tarefa.

Em que medida o digital favorece o contacto e acompanhamento dos seus pacientes?:

O acompanhamento online é uma mais valia para doentes que estão longe ou que têm dificuldades para se deslocarem quer fisicamente ou até emocionalmente. E nestes tempos de pandemia é desejável que seja online para que o risco de infeção pelo Covid 19 seja cada vez menor.

 

Natacha Seixas

 

 

Artigos Recentes
doenças neurodegenerativas
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas. Percebe as suas principais consequências
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas, sendo as mais conhecidas Huntington, Parkinson e Alzheimer (esta...
doenças autoimunes
Sabes o que são doenças autoimunes? Nós explicamos
Numa doença autoimune, é o próprio sistema imunitário que agride o corpo. Por isso, nestes...
prevenção da anemia
Conhece os sintomas e modos de prevenção da anemia
A anemia é uma condição que se caracteriza por um conteúdo reduzido de hemoglobina no...