cuidados com a audição

7 Cuidados com a Audição que deves ter Diariamente

No dia 03 de março é Dia Mundial do Cuidado Auditivo. A audição é um dos nossos 5 sentidos e a sua perda prejudica o nosso dia a dia e afeta negativamente a nossa qualidade de vida. Por isso, se tens sinais de perda auditiva, não te deves conformar, mas sim consultar um especialista o quanto antes. 

Se, por outro lado, não tens sinais de estar a perder audição, sabe quais os cuidados que deves ter, de modo a preservares ao máximo este sentido. Toma nota das seguintes recomendações!

cuidados com a audição

7 Cuidados com a Audição que deves ter Diariamente

cuidados com a audição
Protege-te dos ambientes ruidosos

Se tiveres de frequentar locais com muito barulho, deves usar tampões ou protetores auriculares. Sempre que os níveis sonoros estiverem acima dos 85 decibéis, deves usar esse tipo de proteção. Escolhe tampões com um NRR, ou seja, um Nível de Redução de Ruído superior. Os músicos, por exemplo, costumam recorrer a este tipo de proteção auricular.

Reduz o volume dos auscultadores

O volume dos auscultadores deve estar entre os 60 e os 85 decibéis, ou seja, o volume não deve ir para lá dos dois terços de capacidade do dispositivo. Se quando retiras os auscultadores, continuas a conseguir ouvir a música, então é sinal de que tens o seu volume demasiado elevado. Outra opção são os auscultadores com cancelamento de ruído.

Seca bem os teus ouvidos, depois do banho

Depois do banho, deves inclinar a cabeça para os dois lados, de modo a retirares o excesso de água de ambos os ouvidos. Além disso, deves esfregar o exterior das orelhas com uma toalha limpa. Secar bem os ouvidos pode ser uma forma de prevenir infeções bacterianas, como as otites.

Usa chapéus ou protetores auriculares no inverno

O frio pode favorecer a perda auditiva. Por isso, deves usar proteção auricular, quando as temperaturas estiverem baixas. As temperaturas abaixo dos 15ºC aumentam o crescimento dos ossos no canal auditivo (exostose). Portanto, o uso de chapéus, gorros ou protetores auriculares são especialmente recomendados nas estações frias.

Limpa bem os aparelhos auditivos e os auscultadores

A gordura e a cera dos ouvidos podem sujar e prejudicar a performance dos aparelhos auditivos ou dos auscultadores. Por esse motivo, é recomendável fazer a sua limpeza regular. Esta higienização pode ser feita com um pano suave e seco. No caso dos auscultadores, podes ainda utilizar um pouco de sabão e de água num pano e esfregar.

cuidados com a audição
cuidados com a audição
Está atento aos sinais de acumulação excessiva de cera

Quando a cera enche completamente o canal auditivo, há alguns sintomas que se manifestam e que carecem de avaliação médica, tais como:

  • sensação de ouvido entupido;
  • prurido ou secreção no ouvido;
  • zumbido nos ouvidos;
  • perda auditiva;
  • dor no ouvido
  • tosse.
Não uses cotonetes

A cera ajuda a manter os ouvidos saudáveis e a evitar infeções. Por isso, usar cotonetes para remover a cera vai favorecer quadros de infeção. Os cotonetes podem, ainda, danificar a pele ou empurrar a cera mais para dentro do canal auditivo.

Caso sintas que tens excesso de cera, opta por consultar um profissional. Vai a doctorino.pt e marca uma consulta com um otorrinolaringologista.

cuidados com a audição
Artigos Recentes
doenças neurodegenerativas
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas. Percebe as suas principais consequências
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas, sendo as mais conhecidas Huntington, Parkinson e Alzheimer (esta...
doenças autoimunes
Sabes o que são doenças autoimunes? Nós explicamos
Numa doença autoimune, é o próprio sistema imunitário que agride o corpo. Por isso, nestes...
prevenção da anemia
Conhece os sintomas e modos de prevenção da anemia
A anemia é uma condição que se caracteriza por um conteúdo reduzido de hemoglobina no...