5 cuidados para prevenires as Alergias de Outono
Com a chegada do outono, chegam também as alergias, nomeadamente a rinossinusite. A descida das temperaturas e dos níveis de humidade aumentam a poluição e facilitam a propagação dos vírus e das bactérias.
Os ambientes fechados agravam ainda mais este cenário que, este ano, promete ser particularmente complexo, devido à pandemia de COVID-19. Portanto, é essencial ficares a conhecer algumas formas simples e eficazes de evitar as alergias de outono.
5 cuidados para prevenires as alergias de outono
Lavares o nariz com soro fisiológico
Nesta época do ano, é particularmente importante adotares rotinas de higienização do teu nariz. Para isso, só precisas de soro fisiológico! Este produto combate a obstrução nasal, causada pelo excesso de secreção e de muco. Assim, o desenvolvimento de infeções e de inflamações é menos provável.
Ao hidratares o nariz, também evitas o ressecamento da mucosa, outra circunstância muito comum nesta estação do ano.
Manteres-te hidratado
Todos sabemos que, com a chegada do frio, a vontade de beber água pode diminuir. Porém, não ter tanta sede, não significa que não precises de te hidratares. Não beberes água suficiente, pode trazer vários problemas ao funcionamento do teu corpo e do teu organismo.
Privilegia a ingestão de água mineral com pH igual ou superior a 7,0 e com menor teor de sódio, de maneira a prevenires várias doenças.
Combinares exercício físico com uma dieta equilibrada
Praticares regularmente atividade física e fazeres uma alimentação saudável é benéfico para o metabolismo de todo o corpo, melhorando a sua imunidade e aliviando os sintomas associados a alergias.
Portanto, mesmo no outono, não há razão para faltares ao ginásio ou para comeres mais doces. Embora o corpo esteja menos exposto do que no verão, é essencial que continues a cuidar dele, por uma questão de saúde e de bem-estar.
Evitares os ambientes muito secos
Os ambientes demasiado secos irritam as mucosas respiratórias, o que pode provocar infeções, sangramento nasal e alergias. Por outro lado, o excesso de humidade também potencia o surgimento de fungos, bactérias e ácaros, causadores de alergias.
Logo, é essencial moderares o uso de ventiladores que secam o ambiente, assim como evitares espaços com infiltrações e humidade.
Teres a casa limpa e bem arejada
Manteres a casa limpa e ventilada vai evitar que te exponhas a vários alergénios, causadores de infeções e de inflamações. O bolor e o mofo são exemplo disso mesmo.
Por isso, abre as janelas e as portas, sempre que possível, pois essa é uma maneira simples de garantires o necessário arejamento.
Todavia, se já estás a sofrer com as alergias de outono ou se queres prevenir ao máximo o seu surgimento, então não esperes mais, vai a doctorino.pt e marca a tua consulta de otorrino.