natal em segurança

10 Medidas para um Natal em Segurança e Com Saúde

Já todos sabemos que, este ano, devido à pandemia de COVID-19, o Natal terá de ser diferente. Mas como nos devemos comportar? O que devemos e não devemos fazer? Quais medidas devemos adotar para nos protegermos a nós e aos outros?

Recentemente, a Direção-Geral da Saúde partilhou 10 recomendações para a época festiva, salientando a importância de, mais do que nunca, planear bem estes encontros e celebrações. Continue a ler e saiba quais os cuidados que deve tomar com a sua saúde e com a dos que mais ama!

natal em segurança

10 Medidas para um Natal em Segurança e com Saúde

natal em segurança
Não desrespeitar os limites impostos

Mesmo nos dias festivos, há regras a cumprir, nomeadamente no que diz respeito às questões de circulação e de ajuntamentos de pessoas. Procura fazer apenas as deslocações necessárias e evita reunires-te com demasiadas pessoas.

Estar atento aos sintomas

Além das pessoas em isolamento, quem estiver ou se sentir doente, mesmo que não saiba se com COVID-19 ou não, deve evitar o contacto com outras pessoas, de modo a garantir que não transmite o novo coronavírus, no caso de estar infetado.

Diminuir os contactos antes e durante as festas

Tenta estar o mais recolhido possível, de modo a reduzires a probabilidade de te contagiares e de, depois, contaminares terceiros.

Preferir espaços exteriores e reduzir o tempo de convívio

Reinventa as festas deste ano e encurta a sua duração. Se possível, recorre a espaços exteriores ou a zonas minimamente arejadas para evitares ambientes muito concentrados, onde os vírus se propagam mais rapidamente.

Evitar a “mistura” de diferentes agregados familiares

Este ano, as festas devem ser celebradas em casa, com as pessoas com quem geralmente resides. Usa os meios digitais para encurtares a distância.

Manter o distanciamento físico

Além de usar a máscara, é essencial respeitar o distanciamento físico nos mais variados espaços.

Não dar os cumprimentos habituais

Beijos, apertos de mão e mesmo abraços devem ser evitados ao máximo entre aqueles que não pertencem ao mesmo agregado familiar.

Arejar os espaços e desinfetar as superfícies

Dentro do possível, é importante garantir o arejamento dos espaços, assim como a higienização regular das superfícies e dos objetos.

Lavar ou desinfetar as mãos, usar a máscara e cumprir a etiqueta respiratória

Estas são medidas básicas para prevenir a transmissão do Sars-Cov-2 e de outros vírus. Portanto, é essencial cumpri-las com rigor, nos mais variados contextos e situações. 

Evitar a partilha de objetos

Natal é sinónimo de partilha, mas este ano essa partilha não deve ser física, nem material. Deves evitar partilhar objetos e, se o fizeres, deves ter o cuidado de desinfetá-los, antes e depois de os emprestares.

natal em segurança

Nesta época festiva, desejamos-te, mais do que nunca, Saúde! E, seja no Natal, seja em qualquer outro dia do ano, a Doctorino está aqui para te ajudar a encontrar o médico certo para ti. Estamos sempre contigo em doctorino.pt.

natal em segurança
Artigos Recentes
doenças neurodegenerativas
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas. Percebe as suas principais consequências
Há mais de 600 doenças neurodegenerativas, sendo as mais conhecidas Huntington, Parkinson e Alzheimer (esta...
doenças autoimunes
Sabes o que são doenças autoimunes? Nós explicamos
Numa doença autoimune, é o próprio sistema imunitário que agride o corpo. Por isso, nestes...
prevenção da anemia
Conhece os sintomas e modos de prevenção da anemia
A anemia é uma condição que se caracteriza por um conteúdo reduzido de hemoglobina no...