10 Alimentos que Aceleram o Metabolismo que Precisas Conhecer
De um modo geral, podemos dizer que os alimentos ricos em vitaminas e minerais, como os vegetais e os frutos; os alimentos proteicos; e os alimentos prebióticos são aceleradores do metabolismo, na medida em que melhoram o funcionamento de vários sistemas do nosso organismo.
Ao consumirmos mais alimentos que aceleram o metabolismo, vamos despender mais calorias e, assim, evitar o aumento de peso. Além disso, alguns órgãos do nosso corpo irão funcionar melhor, como é o caso dos intestinos. Outras vantagens são: dormirmos melhor; estarmos mais saciados; e sentirmo-nos mais equilibrados por dentro e por fora.
A lentilha possui ferro e contribui para a produção de L-carnitina, nutriente que ajuda no transporte dos ácidos gordos nas células, fornecendo energia ao corpo. Deste modo, este ingrediente acelera o metabolismo, devendo ser consumida por dia uma chávena deste alimento.
A pimenta contém capsaicina, uma substância que eleva a temperatura corporal, o que ajuda a acelerar o metabolismo. Por isso, ela pode e deve ser incluída no tempero dos teus pratos e refeições diárias.
O peito de peru acelera o metabolismo e ajuda a perder peso. Isto, porque ele tem poucas calorias; é rico em proteína; e possui triptofano, um aminoácido que reduz o apetite por hidratos de carbono.
Portanto, substitui, sempre que possível, a carne vermelha por esta opção proteica.
Os frutos secos, como as amêndoas, as nozes e as castanhas, são boas fontes de gorduras insaturadas e possuem cálcio e magnésio, que contribuem para a produção de melatonina.
Assim, estes alimentos, além de melhorarem o sono, ainda queimam calorias. Inclui um punhado deste ingrediente na tua dieta diária.


Este alimento, independentemente da forma como é consumido, possui proteína e bastante ómega 3, o qual melhora o metabolismo da glicose e estimula a produção de leptina, uma hormona que oferece uma sensação de saciedade.
O atum favorece a formação de tecido muscular e acelera o metabolismo, transformando de forma rápida o alimento em energia. Logo, é um ingrediente que deves privilegiar na tua ementa semanal.
Os bróculos são um alimento super completo. São anticancerígenos, antioxidantes e reforçam o sistema imunitário. Como são ricos em fibras, também melhoram o funcionamento intestinal. São ainda ricos em cálcio e em vitamina C. Finalmente, aceleram o metabolismo e ajudam a queimar calorias. Este é, por isso, um ótimo acompanhamento para os mais variados tipos de prato, sejam de carne, sejam de peixe.
Os laticínios, em geral, e o iogurte, em particular, possuem cálcio e proteínas e aceleram o metabolismo. Enquanto as proteínas oferecem uma sensação de saciedade por mais tempo, o cálcio contribui para acelerar o metabolismo energético do nosso corpo. Por este motivo, o iogurte é um excelente lanche, desde que seleciones aqueles que têm pouca gordura saturada.
A gordura do abacate contribui para a formação da parede celular; reduz a secreção de hormonas que acumulam gordura; e protege as mitocôndrias, responsáveis pela produção de energia. Por todos estes motivos, ele acelera o metabolismo e deve ser consumido, por exemplo, ao pequeno-almoço, barrando-se o seu recheio sobre uma tosta ou uma fatia de pão.
A canela ajuda a glicose a entrar nas células e aumenta a temperatura corporal. Isso faz com que o pâncreas liberte menos insulina, acelerando o metabolismo. Assim, a nossa sugestão é para que acrescentes uma pitada de canela às tuas sobremesas e lanches, sejam de fruta, sejam de iogurte, por exemplo.
Os cereais, nomeadamente os grãos de aveia, são ótimos aceleradores do metabolismo, pois exigem muita energia ao corpo para a sua digestão. Eles contribuem para o metabolismo da glicose, para queimar gordura e para reduzir a absorção do colesterol.
Como é saciante, a aveia é uma grande aliada de quem precisa de perder peso. Por isso, podes juntá-la, por exemplo, ao teu iogurte matinal.

Se queres conhecer outros alimentos que aceleram o metabolismo e como os incluíres na tua dieta diária, vai a doctorino.pt e marca consulta com um nutricionista.