Videoconsulta agora disponível na Doctorino!

A Doctorino continua ao teu lado, em tempos de COVID-19 e de quarentena. Num momento em que muitas clínicas e consultórios fecharam portas e a ida aos hospitais é apenas recomendada em situações urgentes, a Doctorino propõe-te um novo serviço: a videoconsulta.

Através deste sistema, podes agendar aquela consulta de que precisas, sem saíres de casa e, mais importante ainda, podes ser observado por um profissional de saúde usando a videoconsulta. Um sistema prático, funcional e particularmente útil num período como este. Fica a saber mais.

COVID-19: A utilidade da videoconsulta para proteger o doente/profissional de saúde

Os estudos têm demonstrado que a videoconsulta é um sistema viável e com um elevado grau de satisfação, junto dos pacientes. Uma ferramenta que até é capaz de aumentar a proximidade entre o profissional de saúde e o doente. Este já é um sistema muito comum em países tanto europeus, como norte-americanos.

A videoconsulta faz uso dos serviços e meios de telecomunicações e tecnologias computorizadas, capazes de permitir que doentes e clínicos se vejam e falem à distância através da partilha de som, imagem e, até, textos e ficheiros, se necessário. Este é um processo que em nada desumaniza a relação profissional de saúde e doente, podendo até torná-la mais próxima.


O isolamento social e a videoconsulta

Se, até agora, a videoconsulta era, essencialmente, usada por pacientes e profissionais de saúde geograficamente distantes ou por doentes que, por várias razões, não se podiam deslocar ao consultório; no contexto atual de isolamento, a videoconsulta é a opção mais indicada para qualquer um de nós.

Numa altura em que todos somos convidados a recolhermo-nos em casa, a videoconsulta permite que continues a ser acompanhado pelo teu profissional de saúde, ainda que à distância.


Quais as especialidades disponíveis em videoconsulta?

Esta é a pergunta que muitos farão. Obviamente que nem todos os profissionais de saúde têm disponibilidade para aderir a este serviço. Por isso, para te ajudar nessa pesquisa, a Doctorino criou na sua homepage (em doctorino.pt) um botão que te dá acesso aos profissionais de saúde em regime de video consulta. Se preferires, também consegues chegar a essa mesma informação usando a barra de procura por categoria.


Como fazer a marcação

Para agendares a tua videoconsulta, basta ires a doctorino.pt, selecionares o profissional de saúde pretendido e escolheres a opção “videoconsulta”. Depois, tu e o profissional irão receber um email de confirmação da marcação e outro email que indicará quais os passos a seguirem, na altura de realizar a videoconsulta que pode ser feita por computador, telemóvel ou tablet.


E como funciona?

As videoconsultas irão funcionar tendo por base uma parceria estabelecida com a Knok, a maior e mais experiente empresa de teleconsultas em Portugal.

A tecnologia utilizada é de uso fácil, simples e intuitivo. Prova disso é o facto de não precisares de instalar nenhuma app ou software, para usufruir deste serviço. Para iniciares a videoconsulta, apenas tens de abrir o email de acesso que vais receberes e clicares no botão de chamada.


O novo coronavírus obriga a reinventar a nossa forma de viver e de nos relacionarmos. A videoconsulta é a solução mais prática e segura para substituir as convencionais consultas presenciais.

Por isso, não adies mais a tua consulta médica. Vai a doctorino.pt e confere todas as especialidades e profissionais de saúde à tua disposição em videoconsulta.