segunda vaga da covid-19

Vai mesmo haver uma segunda vaga de COVID-19? Fica a saber

De há uns meses para cá, muito se tem escrito e falado sobre uma eventual segunda vaga de COVID-19. Alguns acreditam que essa segunda vaga já chegou, enquanto alguns estimam a sua vinda para daqui a umas semanas. Outros ainda consideram que não existe segunda vaga, pois a vaga da doença é sempre a mesma.

Apesar de não haver consenso, é unânime que o inverno vai trazer novos desafios a quem está a passar por esta pandemia, até porque é a primeira vez que vivemos estes meses com o novo coronavírus em circulação no nosso país. Descobre o que dizem algumas das autoridades de saúde portuguesas sobre este assunto.

segunda vaga de COVID-19
Vai mesmo haver uma segunda vaga de COVID-19? Fica a saber

Como já explicámos, não é possível responder à pergunta enunciada com um “sim” ou um “não”, pois os especialistas divergem na sua opinião e na forma como interpretam este conceito de “segunda vaga”. Ainda assim, importa saber o que dizem as entidades oficiais, em relação a esta matéria e aos meses que temos pela frente.

 

Organização Mundial de Saúde

Takeshi Kasai, diretor regional da OMS para o Pacífico Ocidental, considera que a pandemia de COVID-19 entrou sim numa nova fase (ou numa nova vaga, se assim preferirmos). 

Esta nova etapa tem-se caraterizado por uma propagação mais alargada do vírus, nomeadamente por parte de indivíduos entre os 20 e os 40 anos de idade. A explicação para tal pode estar no facto de nestas faixas etárias existirem muitos infetados assintomáticos.

 

Ministério da Saúde

Desde julho que o Ministério da Saúde português assume como possível a ocorrência de uma segunda vaga de COVID-19. Por essa razão, o Ministério desenhou um plano estratégico para os próximos meses o qual, entre outras medidas, considerou a administração gratuita da vacina da gripe a mais pessoas e mais precocemente.

Quanto aos centros de saúde, hospitais e unidades de cuidados intensivos, é expectável o reforço do pessoal, assim como de material essencial, como ventiladores.

 

Direção-Geral da Saúde

A Direção-Geral da Saúde reforçou a posição do Ministério da Saúde, ressaltando a importância de que os grupos mais vulneráveis como os profissionais de saúde, os prestadores de cuidados de saúde e os idosos residentes em lares, por exemplo, sejam vacinados contra a gripe, em primeiro lugar.

 

Conclusão

Independentemente da terminologia utilizada, é previsível que, com a descida das temperaturas e o aumento da circulação dos vírus (do novo coronavírus e dos outros), os casos de infeção por COVID-19 aumentem e, juntamente com as outras viroses, possa haver uma nova pressão exercida sobre os serviços de saúde.

Por outro lado, as medidas preventivas do contágio que todos já conhecemos e adotamos podem ajudar a evitar  transmissão de outras doenças da estação, como as gripes ou as constipações, por exemplo.

A mensagem transversal, passada por médicos e especialistas, é de que é preciso manter todos os cuidados e continuar a adotar práticas fundamentais, como usar máscara, lavar bem e frequentemente as mãos e manter o distanciamento físico.

Além disso, é importante, mais do que nunca, manter a saúde vigiada e, em caso de febre superior a 38ºC, tosse seca e persistente ou dificuldade respiratória, contactar de imediato a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24).

Finalmente, é importante procurar todo o apoio médico de que precisa pois, infelizmente, as outras doenças não “tiraram férias”. Por essa razão, marque através de doctorino.pt uma consulta de clínica geral e, presencialmente ou por vídeo-consulta, obtenha toda a ajuda e orientação de que necessita.

 
segunda vaga de covid-19 - doctorino
 

 

Artigos Recentes
avc
Acidente Vascular Cerebral (AVC) – Sintomas, Prevenção e Tratamento
Conheceres e evitares os fatores de risco causadores do AVC é uma das principais maneiras...
hidratado
Por que é Importante manteres-te Hidratado, mesmo no Inverno
No inverno, devido às temperaturas mais baixas, é frequente não sentirmos tanta sede e, consequentemente,...
clínica liberty
E o nosso novo parceiro é… Clínica Liberty
A nossa mais recente parceria é com a Clínica Liberty, uma das maiores e mais...