Truques e dicas para tratares os pequenos acidentes domésticos

A quarentena é propícia à brincadeira, às muitas horas de cozinha e a distrações que podem resultar em pequenos acidentes domésticos. Queimaduras, cortes, quedas,… são apenas alguns exemplos de pequenos incidentes que te podem magoar e, apesar de poderem não necessitar de assistência hospitalar, merecem alguns cuidados e tratamentos específicos.

Embora prevenir acidentes seja sempre melhor do que remediar, nesta fase em que somos convidados a passar muito tempo em casa, é preciso estar preparado para eles e saber agir, especialmente se tens crianças ou idosos a teu cargo. Sabe mais.

Truques e dicas para tratares os pequenos acidentes domésticos
Queimaduras

Quem ainda não fez um bolo durante este isolamento?! Acontece que para fazer bolos, normalmente é preciso usar o forno, o que torna as queimaduras, ainda que ligeiras, muito prováveis e frequentes. 

Se estivermos a falar de uma queimadura ligeira, não necessitas de ir ao hospital e podes tratá-la em segurança em tua casa. Para isso deves:

  • colocar a zona afetada debaixo de água fria durante 15 minutos;
  • aplicar um creme/pomada específico para queimaduras.

Nota importante: nunca apliques na queimadura gorduras, como manteiga ou óleo, nem fures as bolhas que possam surgir na região.

Caso a queimadura seja mais grave, deves dirigir-te ao hospital mais próximo ou contactar o 112


Sangramento do nariz

Sangrar do nariz não é grave e pode acontecer por várias razões, como assoares o nariz com frequência ou com mais força. Parar o sangramento implica tomar algumas medidas que devem ser executadas corretamente de modo a surtirem efeitos. Assim, deves:

  • sentar-te e inclinar a cabeça para a frente (e não para trás!);
  • apertar as narinas com o polegar e o indicador durante cerca de 10 minutos;
  • depois, limpar o nariz e a boca, com uma compressa ou um pano molhado em água morna;
  • evitar assoar o nariz nas horas seguintes

Se este sintoma estiver associado a outras manifestações como tonturas ou desmaios, por exemplo, deves contactar o 112.


Cortes

Os cortes são fáceis de acontecer. Podem ser causados por uma faca ou tesoura ou, até, por uma simples folha de papel. Podem acontecer em qualquer idade ou circunstância e, por isso, há que saber como proceder. Em caso de corte, deves:

  • pressionar o corte com um pano limpo para estancar a hemorragia;
  • lavar a região com soro fisiológico ou com água e sabão;
  • tapar a ferida com um curativo esterilizado.

Caso o corte seja muito profundo e precise de pontos, deves dirigir-te ao hospital mais próximo.


Quedas e nódoas negras

As quedas são muito comuns em casa, principalmente entre os idosos e as crianças. Tropeçar em tapetes ou escorregar no chão molhado são situações frequentes e que podem ter consequências ligeiras a graves.

Em situação de fratura, deves dirigir-te ao hospital. Porém, se o efeito da queda forem apenas algumas nódoas negras, não há motivo para preocupação. Nesse caso, deves:

  • lavar e aplicar gelo na região afetada;
  • colocar um creme ou pomada própria para pisaduras.

Picadas

As picadas podem acontecer, bastando haver um mosquito que entre inadvertidamente pela janela. Nesse caso, se a picada for ligeira, pode tratá-la em casa, da seguinte maneira:

  • lavar a região com água e sabão;
  • aplicar um creme ou pomada cicatrizante.

Em casos graves, de picadas de animais venenosos, deves contactar de imediato o 112.


Sempre que sofras um acidente doméstico ligeiro a moderado e não saibas o que fazer, marca um videoconsulta em doctorino.pt e segue as recomendações de um médico que te pode ver e ouvir.