vitamina D
Tens uma dieta rica em vitamina D? Descobre quais os alimentos a privilegiar

Já todos sabemos que uma das formas de captar vitamina D para o nosso organismo é através da exposição solar. Porém, uma dieta com alimentos ricos nesta vitamina também pode dar uma ajuda e, sobretudo, compensar algumas carências, nomeadamente se a tua exposição solar for baixa ou insuficiente.

Por essa razão, vamos apresentar-te ingredientes que deves procurar incluir nos teus pratos e refeições diários, de modo a que consigas o aporte de vitamina D necessário ao teu bem-estar e ao bom funcionamento do teu corpo.

Tens uma dieta rica em vitamina D? Descobre quais os alimentos a privilegiar

Ovos
Provavelmente já sabias que os ovos são uma excelente e conhecida fonte de vitamina D. Além disso, é um ingrediente super versátil, no que toca à sua forma de confeção. Porém, deves preferir os modos de preparação mais saudáveis, como os ovos cozidos ou escalfados.

Peixes
O peixe é uma boa fonte de vitamina D, sobretudo o salmão, a sardinha e o atum. São ainda ingredientes que sabem tão bem no verão – em saladas ou sandes, como no inverno – em assados ou grelhados.

Fígado
Nem todos apreciam, mas o fígado é rico em vitamina D. A forma mais saudável de o cozinhar é grelhado ou cozido, acompanhado por legumes ou salada.

Iogurtes
Uma ótima escolha para o teu pequeno-almoço ou lanche, os iogurtes são uma fonte de vitamina D, entre outras propriedades e benefícios que possuem para a tua saúde e bem-estar.

Queijos
Nem todos os queijos possuem muita vitamina D. Contudo, os queijos suíços, cheddar ou riccotta, garantem um aporte interessante desta vitamina. Deves, por isso, incluí-los na tua dieta, com a ressalva de que estes alimentos também possuem gordura, pelo que devem ser consumidos com moderação.

Manteiga
Mais uma vez, um alimento que deve ser integrado na tua dieta, mas com cautela, dada a quantidade de gorduras saturadas e colesterol que este ingrediente possui.

Cogumelos
Talvez não soubesses, mas os cogumelos são uma importante fonte de vitamina D, havendo espécies mais ricas nesta vitamina como os shimeji, shitake, champignon, portobello ou funghi. Este é um ingrediente versátil, pois tanto pode servir de acompanhamento, como de estrela principal do prato.

Fazer uma dieta equilibrada é essencial para a tua saúde e bem-estar. Porém, nem sempre é suficiente e há carências nutricionais que podem exigir suplementação ou outras medidas. 

Por essa razão, vai a doctorino.pt, marca a tua consulta com um nutricionista e tem um plano alimentar personalizado e feito à medida das tuas necessidades e preferências.

 
Nutricionista - Doctorino
 

 

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