Tens consultas médicas canceladas? Tens exames e análises por mostrar? A Doctorino tem a solução!
Tens consultas médicas canceladas? Tens exames e análises por mostrar? A Doctorino tem a solução!

Não é novidade para ninguém que a pandemia de COVID-19 levou ao adiamento ou cancelamento de uma série de consultas médicas (consideradas não urgentes) e, assim, foram muitos os utentes que ficaram em casa com exames e análises clínicas por mostrar a um especialista.

Se algumas unidades tentaram compensar esta situação realizando uma espécie de consultas via email e telefone, a verdade é que são muitas as pessoas que vêem, assim, os seus problemas de saúde a agravar-se, temendo pelo seu bem-estar e mesmo pela sua vida.

Se estás nesta circunstância ou tens um familiar ou amigo a viver uma situação semelhante, não esperes mais e marca já uma (video)consulta através da doctorino.pt e sê atendido por um médico de clínica geral ou da especialidade que mais te convier.

Tens consultas médicas canceladas? Tens exames por mostrar? A Doctorino tem a solução!

Ainda antes do Estado de Emergência (o qual entrou em vigor às 00h00 do dia 15 de março e cessou às 00h00 do dia 02 de maio), já a Ordem dos Médicos defendia o adiamento de consultas e cirurgias não urgentes. O objetivo da medida foi o de conter a propagação pelo novo coronavírus, assim como o de poupar meios técnicos e humanos.

A verdade é que passados cerca de 2 meses sobre esta decisão, ainda há muitos centros de saúde e hospitais que não retomaram as consultas dos seus pacientes, nem têm data prevista para o fazer.

Enquanto isso, utentes como tu ficam em casa com dúvidas em relação ao seu estado de saúde, a necessitar de rever a medicação e a precisar de mostrar os resultados de uma série de exames e análises. Sentes-te identificado com o relato? Então, continua a ler…


Para que serve uma consulta médica?

Uma consulta médica pode ser de rotina ou pode ser urgente, isto é, surgir na sequência da manifestação de uma doença aguda. Como dissemos, no nosso país, apenas foram adiadas as consultas consideradas não urgentes. Porém, será que um doente crónico (com diabetes, asma ou hipertensão, por exemplo) não é sempre um doente “urgente” e não necessita sempre de um acompanhamento clínico próximo e regular?

A clínica geral dedica-se à prevenção, diagnóstico e orientação terapêutica de várias doenças. São os chamados cuidados primários e pretendem promover a saúde e evitar patologias através do:

  • acompanhamento regular do estado de saúde e das avaliações periódicas do utente;
  • aconselhamento sobre cuidados preventivos, práticas de vida saudável, vigilância da saúde e planeamento familiar;
  • reencaminhamento para médicos de outras especialidades.

Meios complementares de diagnóstico e terapêutica

Como o nome indica, estas são formas complementares (à consulta) que ajudam o clínico a diagnosticar um problema de saúde ao utente ou a definir uma terapêutica para ele. Entre estes meios, encontram-se os exames e análises que o médico prescreve ao utente.

Assim, realizares meios complementares requisitados pelo profissional de saúde e não apresentares os seus resultados ao teu médico de família, significa que há uma etapa no teu processo de diagnóstico ou de terapêutica que ficou suspenso. Essa situação pode contribuir para o agravamento de uma patologia ou para o atraso na prescrição de uma medicação mais adequada.

Por todas estas razões, se tens consultas médicas canceladas e/ou exames e análises por mostrar, não esperes mais…

Na Doctorino, temos vários profissionais à tua disposição, desde clínicos gerais a especialistas, disponíveis quer através de consulta presencial, quer através de videoconsulta. 

Portanto, não adies mais as tuas dúvidas e anseios, nem guardes por mais tempo nas gavetas os resultados dos teus exames médicos. Vai a doctorino.pt e agenda já a tua consulta.

Tens consultas médicas canceladas? Tens exames e análises por mostrar? A Doctorino tem a solução!
 

 

Artigos Recentes
hidratado
Por que é Importante manteres-te Hidratado, mesmo no Inverno
No inverno, devido às temperaturas mais baixas, é frequente não sentirmos tanta sede e, consequentemente,...
clínica liberty
E o nosso novo parceiro é… Clínica Liberty
A nossa mais recente parceria é com a Clínica Liberty, uma das maiores e mais...
italo bortolozo
O Dr. Italo Bortolozo já está na Doctorino!
"Viso sempre a melhoria para os meus pacientes/clientes, a proporcionar uma melhor qualidade de vida...