frio torna a pele seca

Será que o frio torna a pele mesmo mais seca? Fica a saber

O termómetro começa a registar temperaturas mais frias e todos começamos a sentir a necessidade de vestir mais roupa e de proteger a nossa pele das baixas temperaturas. Contudo, mesmo assim, é comum sentirmos a pele mais sensível e fragilizada, certo?

Mas qual a relação entre isso e o frio? De que forma podem as baixas temperaturas interferir no bem-estar da nossa pele e o que podemos fazer para evitar esse desconforto? Fica a saber tudo!

COVID-19
Será que o frio torna a pele mesmo mais seca? Fica a saber

Quando as estações frias chegam e as temperaturas baixam, é comum a pele ficar mais seca e frágil. Porém, será que o frio torna a pele mesmo mais seca? 

Efetivamente, é inegável que o frio resseca a pele, nomeadamente do rosto e dos lábios. Mas porquê? E será que há formas de se conseguir proteger a pele das agressões causadas pelas baixas temperaturas?

Sim, o frio torna a pele mesmo mais seca

As temperaturas baixas, os ventos frios e o clima seco fazem com que o corpo perca a sua humidade natural e produza menos colágeneo e substâncias gordurosas, ficando a pele mais seca, áspera, com prurido e até vermelha.

Para prevenir este problema, deves manter a pele hidratada o mais possível, usando sabonetes suaves e um bom hidratante corporal, nomeadamente com manteiga de karité, glicerina, vitamina E, ureia e antioxidantes. 

Além disso, é fundamental aplicares sempre protetor solar, de modo a protegeres a pele das radiações ultravioleta e do seu envelhecimento precoce.

Dicas para evitar a pele seca nas estações frias
Evitar tomar banhos com água muito quente e prolongados

Apesar de serem agradáveis, os banhos muito quentes aceleram a desidratação da pele, acabando por a danificar e fragilizar. Portanto, deves sempre optar por duches rápidos e com água morna.

frio torna a pele seca

Ter cuidado ao usar esponjas ou esfoliantes

Tanto as esponjas, como os esfoliantes, podem ser agressivos e abrasivos para a pele, principalmente se ela já estiver mais sensível. Logo, no inverno, deves moderar o seu uso.

frio torna a pele seca
Aplicar sabonete apenas em regiões como as axilas e as dobras dos joelhos e dos cotovelos

Há zonas do nosso corpo que requerem mais higienização do que outros. Este é um aspeto que deves ter em consideração sobretudo no inverno, de modo a não eliminares a camada de de gordura que protege a tua pele das agressões do frio.

Beber muita água

É certo que o tempo frio pode não estimular tanto a nossa sede. Porém, é fundamental beber água regularmente, pois só assim é possível compensar a desidratação típica desta época do ano.

Usar sempre um bom hidratante

Outra forma de compensar a desidratação da pele é aplicar, após o banho ou sempre que necessário, um bom hidratante, capaz de repôr a gordura que a pele foi perdendo.

Trocar a roupa que esteja molhada ou húmida

A chuva é algo frequente nas estações frias, sendo também comum ficar com a roupa húmida ou molhada devido a ela mesma. Nesses casos, é importante trocar de roupa o quanto antes, visto que essa humidade pode acabar por irritar a pele e fragilizá-la ainda mais.

Não estar em ambientes muito quentes ou com ar-condicionado

Os ambientes secos também agridem a pele, contribuindo para que ela fique seca e fragilizada. Portanto, sempre que possível, evita frequentar estes ambientes.

frio torna a pele seca
Consultar um dermatologista

Principalmente quem já tem problemas de pele deve consultar um especialista, de modo a perceber quais as medidas mais específicas que deve adotar para poder prevenir ou combater a pele seca.

frio torna a pele seca

Para tal, só tens de ir a doctorino.pt e agendares já a tua consulta de dermatologia.

 
frio torna a pele seca
 

 

Artigos Recentes
Telma Falcão de Almeida
A Dra. Telma Falcão de Almeida já está na Doctorino!
"A intervenção digital em Psiquiatria é uma forma viável de ir ao encontro das necessidades...
gravidez psicológica
Pseudociese ou Gravidez Psicológica: fica a conhecer esta síndrome
Pseudociese ou Gravidez Psicológica: fica a conhecer esta síndrome A pseudociese é uma síndrome rara,...
bronquiolites nas crianças
Como Tratar e Prevenir a Bronquiolite nas Crianças?
a maior parte das situações, a bronquiolite pode ser tratada em casa, sendo o internamento...