Será que deves usar máscara na praia? Fica a saber
Será que deves usar máscara na praia? Fica a saber

Este ano, a época balnear será tudo menos convencional. As praias têm lotação máxima; há um distanciamento mínimo entre guarda-sóis; não se pode jogar à bola no areal; e, a par do protetor solar, do chapéu e dos óculos de sol, vão também na tua mochila um frasco de álcool gel e uma máscara.

A pandemia de COVID-19 leva-nos a adotar novos hábitos que funcionam como medidas de prevenção do contágio. Mas ainda há muitas dúvidas sobre como cada um se deve comportar no areal. Será que deves usar máscara na praia? Fica a saber.

Avaliação Psicológica de Condutores

 
Será que deves usar máscara na praia? Fica a saber

A resposta a esta pergunta não é tão fácil de dar, como à primeira vista possa parecer. Primeiramente, vamos ter por base as orientações transmitidas pelas entidades oficiais.

Efetivamente, não é obrigatório usar máscara no areal, enquanto estiveres deitado na toalha, por exemplo. Porém, se precisares de utilizar o WC ou quiseres entrar no bar da praia, aí deves estar munido de máscara ou viseira e colocá-la, assim que entres nestes espaços.

Se fores vendedor ambulante numa praia, então, nesse caso, deves ter sempre a máscara ou a viseira colocada, mesmo estando no areal.

Não tens de usar máscara na praia. Mas será que deves?

Esta é a grande dúvida que muitas pessoas têm e que vamos procurar esclarecer.

Na verdade, se o distanciamento físico recomendado, relativamente às outras pessoas, for mantido, não há razão para usar máscara em pleno areal. Contudo, se decidires fazer uma caminhada à beira-mar ou encontrares alguém conhecido, por exemplo, é prudente colocares a máscara, pois a distância de segurança já será menor.

A este propósito, vale a pena dizer que já há uma empresa alemã a desenvolver máscaras que podem ser usadas mesmo nos mergulhos no mar ou na piscina, pois são confecionadas com um material sintético que permite que a pessoa respire, mesmo estando a máscara molhada.

E será que corres riscos ao usares máscara na praia?

Esta é outra questão pertinente que deves considerar. Primeiro, há que ter em conta que esta é uma situação nova e, por isso, a relação entre o uso de máscara e a exposição solar é ainda desconhecida para todos, inclusive para a comunidade científica. Em Portugal e no mundo, já estão a decorrer vários estudos que pretendem perceber as possíveis consequências negativas do uso de máscara de modo prolongado e/ou em situações de calor/exposição solar.

Para já, aquilo que a Organização Mundial de Saúde e vários dermatologistas têm defendido é que o ambiente húmido gerado no interior da máscara, fruto da nossa respiração, pode desencadear ou agravar problemas de pele, como descamação, vermelhidão ou prurido e, em casos mais graves, eczema irritativo, lesões dermoabrasivas, feridas superficiais ou acne. 

Principalmente quem já sofre de doenças cutâneas, nomeadamente acne, rosácea, dermatite atópica, dermatite seborreica ou psoríase, deve consultar um dermatologista para saber como melhor proteger a sua pele nestas condições. Se é este o teu caso, não hesites e marca já a tua consulta de dermatologia em doctorino.pt

Assim, e tendo em conta que na praia, devido ao calor, a transpiração é inevitável e vai tornar o ambiente interno da máscara ainda mais húmido, sugerimos que a coloques apenas nas situações aconselhadas e que respeites ao máximo o distanciamento físico em relação a outras pessoas. 

Se, por alguma razão, estiveres durante algum tempo com máscara e, simultaneamente, exposto ao sol, deves trocá-la com mais frequência e, mal a possas retirar, deves reforçar a lavagem e hidratação do teu rosto.

Se ainda assim ficaste com dúvidas sobre como proceder, principalmente para salvaguardares a pele do teu rosto, vai a doctorino.pt e agenda já uma consulta de dermatologia.

 

Dermatologista - Máscara Praia - Doctorino

 

Artigos Recentes
cabelo cai no outono
Por que é que o cabelo cai no outono?
Por que é que o cabelo cai no outono? Qual será a razão para este...
segunda vaga da covid-19
Vai mesmo haver uma segunda vaga de COVID-19?
De há uns meses para cá, muito se tem escrito e falado sobre uma eventual...
dislexia
O teu filho tem dificuldades em ler e em escrever? Pode ser dislexia…
A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que se define por uma perturbação na leitura,...