Sabe como Aliviar a Azia e Sentir-te Melhor
A azia ou pirose não é uma doença, mas sim um sintoma. Ela é mais comum depois das refeições e quando se está deitado. Carateriza-se por uma sensação de ardor que irradia pelo esófago e que pode estar associada a um problema de refluxo gastroesofágico. Fica a saber mais sobre este incómodo digestivo.
Sabe como Aliviar a Azia e Sentir-te Melhor
Cerca de 1 em cada 5 portugueses tem, recorrentemente, desconfortos digestivos, como a azia. Este incómodo pode durar minutos ou horas e as suas causas podem variar muito de caso para caso.

A azia pode ser um sintoma de vários distúrbios ou condições, tais como:
- hérnia do hiato;
- esofagite;
- produção excessiva de ácido gástrico;
- cálculos na vesícula;
- refeição farta;
- posição deitada ou inclinada;
- gravidez;
- stress;
- tabagismo;
- bebés com menos de 12 meses;
- consumo de certos produtos como: café, chá, álcool, bebidas gaseificadas, citrinos, tomate, chocolate, menta, cebola e alimentos picantes, gordurosos, ácidos e condimentados;
- toma de alguns medicamentos, como: aspirina, ibuprofeno, anti-hipertensores e sedativos.
Hoje em dia, existem vários fármacos capazes de atenuarem este sintoma. Entre esses medicamentos estão: os antiácidos, os bloqueadores dos recetores H2, os procinéticos e os inibidores da bomba de protões. O propósito destes fármacos é reduzir ou eliminar a secreção de ácido do estômago, de modo a atenuar o incómodo causado por essa secreção.
Contudo, quando a azia está associada a um diagnóstico de refluxo gastro-esofágico, então pode ser necessário proceder a uma intervenção cirúrgica (a cirurgia anti-refluxo), a qual evita o refluxo anormal do estômago para o esófago.
Além destas soluções, há medidas que podem e devem ser adotadas de maneira a atenuar ou mesmo a evitar este problema. Algumas dessas medidas são:
- mastigares bem os alimentos e evitares aqueles que potenciam a azia;
- não comeres excessivamente, nem antes de te ires deitar;
- ingerires 1,5l de água diários;
- ingerires alimentos anti-ácidos, nomeadamente chá verde e bananas;
- evitares estar em jejum por muito tempo;
- elevares a cabeceira da cama;
- não fumares;
- manteres o peso controlado;
- não usares roupas demasiado apertadas.

Embora não seja uma doença, mas sim um sintoma e relativamente comum, a azia não deve ser subvalorizada e merece sempre uma avaliação por parte de um médico. Se em alguns casos, esta é uma manifestação perfeitamente normal e benigna, noutras situações ela pode ser sinal de problemas mais sérios ou graves.
Portanto, se sofres recorrentemente de azia, não deves conformar-te com esse desconforto. Vai a doctorino.pt e marca já a tua consulta de gastrenterologista.