Queres começar bem o ano? Faz um check up médico

No início de um novo ano, é habitual delinearem-se metas e objetivos que visam, entre muitas outras coisas, passar mais tempo com a família, conseguir fazer aquela viagem de sonho e, invariavelmente, melhorar a saúde.

Seja por meio de dietas, da prática de desporto ou de deixar de fumar, quase todos tentamos cuidar melhor de nós, do nosso corpo e da nossa mente. Por isso, o check-up médico anual é algo muito procurado nesta época do ano e que, efetivamente, faz todo o sentido pôr em prática. Ele permite verificar se está tudo bem com o nosso organismo e quais os aspetos que merecem mais a nossa atenção. Fica a saber quais as consultas e exames imprescindíveis que deves mesmo fazer.

Queres começar bem o ano? Faz um check up médico

Médico de família

Num primeiro momento, deves começar por consultar o teu médico de família ou um clínico geral. Ele deverá prescrever-te análises de rotina, fazer a monitorização do teu peso e definir contigo medidas a adotar para um estilo de vida mais saudável.

É habitual analisar os níveis de glicose, colesterol, triglicerídeos e hormonas no sangue; medir a tensão arterial; pedir um hemograma para avaliar infeções ou anemia; e requisitar um exame de urina para verificar o funcionamento dos rins e um exame às fezes para conferir o estado das funções digestivas. Claro que em função da idade e do género, podem ser requeridos outros exames mais específicos.

Dentista

Ir ao dentista é uma excelente forma de prevenir problemas dentários e tratá-los, no caso de eles já existirem. Não te esqueças que as doenças dos dentes afetam todo o organismo e podem mesmo ser responsáveis por problemas cardíacos ou renais.

Planeamento Familiar

Ao contrário do que se possa pensar, esta consulta não se dirige apenas a jovens que iniciaram ou vão iniciar a sua vida sexual. Esta é uma consulta com o médico de família ou com o ginecologista-obstetra, onde se pode falar sobre quaisquer problemas ginecológicos, ser sujeito a um exame clínico e esclarecer várias dúvidas, nomeadamente sobre sexualidade e contraceção. Além disso, nestas consultas, é possível fazer o rastreio oncológico (a citologia do colo do útero). Neste contexto, e se estiveres a pensar ter filhos, podes também fazer uma consulta pré-concecional, a qual deve idealmente realizar-se 4 meses antes da conceção. Esse é um passo importante, pois pode mesmo ajudar a antecipar problemas e a garantir uma gestação mais saudável.

MARCA A CONSULTA


Exames

Citologia do colo do útero

Este exame deve ser feito até três anos depois de iniciar atividade sexual e deve ser repetido, no mínimo, de 3 em 3 exames. Através deste exame, as células do colo do útero são analisadas, permitindo o diagnóstico do cancro do colo do útero.

Mamografia

A mamografia é um exame que todas as mulheres devem fazer a partir dos 45 anos de idade. Porém, se houver casos de cancro de mama em familiares diretos, por exemplo, este exame deve ser feito antes dos 40 anos.

Além da mamografia, é importante executar, mensalmente, após o ciclo menstrual, o autoexame da mama. Se és mulher e tens mais de 20 anos, incluir a palpação na tua rotina diária deve ser uma resolução de ano novo, a pôr em prática todos os meses. Este é um dos primeiros meios para detetar assimetrias ou alterações na mama.

Toque retal

Nos check-ups médicos, são contemplados exames mais dirigidos às mulheres, assim como exames mais dirigidos aos homens. Neste caso, é fundamental que, a partir dos 40 anos de idade, os homens prestem atenção à sua próstata, fazendo os exames disponíveis para o efeito, atentando desde logo nos níveis de PSA.

Exame oftalmológico

Especialmente a partir dos 40 anos, deves fazer um exame à tua visão, nomeadamente para avaliar o risco de glaucoma. Se já tiveres problemas oftalmológicos ou outras doenças, como diabetes por exemplo, então este exame deve mesmo ser uma rotina anual.

Colonoscopia

Este é um exame recomendado a partir dos 45/50 anos de idade, sobretudo se tiveres historial familiar de cancro colo-retal. Através da colonoscopia podem detetar-se lesões malignas ou pré malignas no intestino. Este é um procedimento que deves repetir a cada 5 ou 10 anos, dependendo do caso.

Densitometria óssea

A partir dos 65 anos (mas podendo ser feito antes), deve ser realizado este exame que permite medir a densidade óssea. É através dele que se diagnostica, por exemplo, a osteoporose, uma doença muito frequente a partir de certa idade, nomeadamente nas mulheres que estão no pós-menopausa.



Faz já o teu check-up de 2020, marcando as consultas e exames na Doctorino.