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Prevenir o AVC através da Alimentação: 6 Hábitos para Incluir na Rotina ainda Hoje

O Acidente Vascular Cerebral, conhecido como o AVC é, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, responsável por 12,2% de mortes por ano a nível mundial, posicionando-se em segundo lugar na lista de causas de morte.

Segundo a Dra. Sara Biscaia Fraga, nutricionista da Clínica Biscaia Fraga presente na plataforma de marcação de consultas Doctorino: “existem diversos fatores de risco para esta complicação. Ao contrário da idade e do género, há alguns que podem ser controlados, como os hábitos alimentares, sedentarismo, consumo de álcool e tabaco. É fundamental adquirir uma alimentação saudável e variada, composta por vegetais, legumes, frutas, cereais integrais e carnes magras.”.

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Prevenir o AVC através da Alimentação: 6 Hábitos para Incluir na Rotina ainda Hoje

O AVC é caracterizado pelo bloqueio do fluxo sanguíneo ou pelo rompimento de uma artéria, originando a morte das células cerebrais pela falta de oxigénio e nutrientes, devido à ausência de irrigação no cérebro. Existem dois tipos de AVC: o AVC isquémico, que ocorre pelo bloqueio do fluxo sanguíneo; e o AVC hemorrágico, que sucede pelo rompimento de uma artéria.

Para assinalar o Dia Mundial do AVC, que se celebra amanhã dia 29 de outubro, a Doctorino juntou-se à Dra. Sara Biscaia Fraga e reuniu alguns hábitos essenciais para prevenir esta complicação que se podem incluir na rotina alimentar:

1 – Reduzir o consumo de gorduras saturadas e de origem animal. Gorduras trans, óleo de coco e palma estão incluídas. Normalmente, a fast-food e outros alimentos processados apresentam uma grande quantidade destas gorduras. Alimentos ricos em sal e açúcar também devem ser evitados, pois promovem o aumento da pressão arterial e dos níveis de colesterol;

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2 – Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra solúvel, como é o caso da linhaça, lentilhas e aveia, pois ajudam a controlar os níveis de colesterol;

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3 – Consumir de forma regular alimentos que facilitam o fluxo sanguíneo. Resveratrol, um fitoquímico existente na uva, nas nozes e no vinho tinto, é responsável por promover a inibição da formação de coágulos e ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos;

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4 – Consumir regularmente alimentos ricos em ómega-3 (2 a 3 vezes por semana). Esta gordura está presente em diversos peixes, em maior quantidade nos peixes gordos, como o salmão, a sardinha, a cavala e o atum. O ómega-3 previne a formação de coágulos pela redução da aderência das plaquetas.

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5 – Evitar o consumo de sal e bebidas alcoólicas. Diversos estudos mostram que a incidência de AVC aumenta em pessoas que bebem bebidas alcoólicas e consomem sal com regularidade;

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6 – Privilegiar alimentos com polpa branca, como a pêra, a maçã, a banana e o pepino por exemplo, uma vez que promovem uma redução de 52% de probabilidade de se vir a ter um acidente vascular cerebral, segundo um estudo realizado na Universidade de Wageningen, na Holanda.

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Se queres ficar a conhecer a dieta mais adequada para prevenires o AVC, consulta um especialista. Vai a doctorino.pt e marca já uma consulta de nutrição.

 

 
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