Intoxicação Alimentar - Doctorino
Percebe o que fazer em caso de intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é um problema mais frequente do que talvez imagines. Ela ocorre sempre que consomes alimentos contaminados por organismos patogénicos (bactérias, vírus, parasitas ou toxinas), causando sintomas como desconforto intestinal e diarreia ou, em casos mais graves, desidratação, fezes com sangue, prostração e alterações na consciência.

Nem sempre o aspeto ou odor denunciam que um alimento está impróprio para consumo. Daí, a intoxicação alimentar ser uma situação relativamente comum, principalmente no verão, quando as temperaturas elevadas tendem a acelerar o processo de deterioração dos produtos alimentares. Sabe, então, o que fazer em caso de intoxicação alimentar.

Percebe o que fazer em caso de intoxicação alimentar

Primeiramente, é importante adiantar que há alimentos mais suscetíveis à contaminação por organismos patogénicos, nomeadamente: carne crua; carne de aves; ovos crus; marisco cru; leite não pasteurizado; alimentos “prontos a comer”.

Sintomas

Os sintomas de intoxicação alimentar podem demorar minutos a dias a manifestarem-se, isto em função da porção de alimento contaminado consumido e do agente contaminador.

No geral, os seus principais sintomas são: vómitos, diarreia, náuseas, dores abdominais, febre, dores de cabeça, calafrios, dores musculares, fraqueza e desconforto geral. Estes sintomas podem prolongar-se durante uma semana.

Causas

Como já foi referido, a intoxicação alimentar é provocada pelo consumo de alimentos contaminados por organismos patogénicos (bactérias, vírus, parasitas ou toxinas). Uma das intoxicações mais comuns é a salmonelose, causada pela bactéria salmonella, que pode estar presente em ovos, aves, carne e leite. 

Diagnóstico

Para fazer o diagnóstico de intoxicação alimentar, é importante que, perante os sintomas descritos, o doente consulte um médico, que deve ter em consideração a história clínica do paciente e alguns exames médicos, como análises às fezes ou ao vómito.

Em situações mais graves ou duvidosas, podem ainda ser recomendadas análises à urina e ao sangue e uma TAC ou uma radiografia abdominal.

Tratamento

Perante o diagnóstico de intoxicação alimentar, o médico pode prescrever antibióticos, no caso de ser uma intoxicação de origem bacteriana, e antieméticos para evitar os vómitos. 

Durante o período de convalescença é, ainda, importante manter uma boa hidratação; fazer refeições leves, preferindo alimentos como pão, arroz ou banana; descansar; e ter cuidados redobrados com a higiene pessoal, sobretudo para não transmitir a doença a quem coabita contigo.

Prevenção

Há algumas medidas que podes adotar para evitar uma intoxicação alimentar. Algumas delas são:

  • separar os alimentos crus dos cozinhados, para evitar a contaminação cruzada; 
  • cozinhar bem os alimentos (sobretudo a carne e o marisco);
  • utilizar água potável, limpa e de origem segura para cozinhar;
  • lavar regularmente as mãos;
  • não manusear os alimentos, se estiver doente;
  • ter a bancada e os utensílios de cozinha limpos;
  • não reaquecer comida mais do que uma vez;
  • guardar as sobras de comida no frigorífico ou no congelador;
  • armazenar corretamente os produtos alimentares, tendo em conta as caraterísticas de cada um;
  • não lavar a carne crua ou a de aves;
  • respeitar o prazo de validade dos produtos alimentares.

Agora já sabes que os sintomas elencados podem ser sinal de uma intoxicação alimentar e nada mais apropriado do que consultares um médico de clínica geral, se estiveres com vómitos e diarreia.

Só um clínico te pode medicar e ajudar a recuperares o mais depressa possível. Portanto, vai a doctorino.pt e marca já a tua consulta!

 
Clínico Geral - Intoxicação Alimentar - Doctorino
 

 

Artigos Recentes
8 Alimentos que te vão ajudar a ficares Bronzeado
8 Alimentos que te vão ajudar a ficares Bronzeado
Verão rima com praia, sol e, claro, bronzeado! É a época do ano em que...
Valter Ferreira
O Dr. Valter Ferreira já está na Doctorino!
"Apesar de realizar também trabalho com adultos, o maior foco da minha intervenção é com...
Já ouviste falar em Avaliação Psicológica de Condutores? Fica a par
Já ouviste falar em Avaliação Psicológica de Condutores? Este exame pretende avaliar se estás ou...