Perceba qual é a utilidade da video consulta no acompanhamento do doente asmático
Perceba qual é a utilidade da video consulta no acompanhamento do doente asmático

Os doentes crónicos, como os asmáticos, fazem parte dos grupos de risco da COVID-19. Isso significa que devem ter cuidados redobrados e seguir à risca as recomendações da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente no que diz respeito ao isolamento social.

Porém, convém não esquecer que os doentes com asma devem ser acompanhados regularmente por um médico e não devem descurar a sua patologia, mesmo em tempos de pandemia. É neste sentido que a videoconsulta pode ter toda a utilidade. Fique a perceber porquê.

Perceba qual é a utilidade da videoconsulta no acompanhamento do doente asmático

Os doentes asmáticos pertencem aos grupos de risco da COVID-19 pela simples razão de que o novo coronavírus é um vírus que afeta as vias respiratórias, logo pode funcionar como um desencadeador de ataques graves de asma, particularmente se o doente não estiver controlado


Cuidados Extra

Apesar do isolamento ser recomendado, os especialistas alertam para a necessidade do doente asmático ventilar, aspirar e limpar bem a sua habitação, de forma a diminuir a concentração de alergénios e de poluentes no espaço.

Outro aspecto importante é que o doente com asma faça a sua medicação regular, a qual lhe permite controlar os sintomas. Além disso, é essencial saber o que fazer em caso de crise, sobretudo num momento em que estamos a entrar numa época polínica, suscetível a sintomas de rinite e de conjuntivite alérgica.


Videoconsulta

Neste seguimento, a videoconsulta surge como um recurso essencial, nesta fase, para o doente asmático. Isto porque, segundo vários especialistas, a asma só constitui um fator de risco para a COVID-19, se a asma estiver descontrolada. Logo, o acompanhamento médico é fundamental.

Nesta fase, sabemos que o acesso a consultas presenciais pode estar dificultado, além de constituir um risco, pois obriga a uma deslocação para fora do domicílio. Desta feita, agendar uma videoconsulta com um profissional de saúde é uma maneira simples e prática de conseguir aconselhamento por um especialista e garantir que está a tomar as medidas certas, para manter controlado o seu problema de saúde.

Além disso, as videoconsultas permitem que o doente com asma mantenha o seu stock de medicação em dia, já que assim pode ter acesso a todas as receitas de que necessita para a sua medicação diária.

Portanto, não espere mais, nem descuide a sua saúde. Vá a doctorino.pt e marque já uma videoconsulta com um médico especialista.