O que é a Naturopatia - Doctorino
O que é a Naturopatia?

Em Fevereiro de 1931, o Dr. Benedict Lust, Médico Alopata com formação em Homeopatia e Osteopatia, definiu a Naturopatia como sendo “A Ciência, a Arte e a Filosofia do recurso aos meios naturais”; esta definição foi transformada em Lei pelo Congresso Americano.

A OMS define a Naturopatia como uma Medicina Tradicional.

O que é a Naturopatia?

A Naturopatia é uma uma arte, ciência, filosofia e prática de diagnóstico, tratamento e prevenção da doença. É o estudo da doença em função da Natureza.

Na 1ª consulta é feito o “diagnóstico” através de exames físicos, temperamentais, psicológicos, iridológicos, funcionais, reflexológicos, clínicos, e outros que se achem necessários. O paciente é questionado acerca do seu estilo de vida, o meio ambiente que o cerca, forma de se alimentar, de estar, se faz ou não exercício físico, o seu histórico de vida, é visto como um todo, corpo e mente, jamais em separado.

O sintoma nada mais é, do que o sinal de alarme, uma “campainha” de que algo não está bem. Descobrindo a causa e tratando-a, elimina-se o sintoma.

Quando descoberta a causa, o Naturopata estimula a Força Vital restante do paciente. A Força Vital (defesas) é a capacidade que resta ao organismo de se equilibrar ou auto curar.

Se a Força Vital for frágil, o profissional irá estimula-la através das várias técnicas de Naturopatia. Irá suprimir as causas da patologia, eliminando as toxinas, através de relaxamento, da alimentação com dietas e monodietas apropriadas a cada paciente, de preferência e tanto quanto seja possível de origem biológica e vegetariana, jejuns higiénicos e terapêuticos.

O Naturopata é um profissional de cuidados primários de saúde e especialista que identificará as causas da doença, favorecendo o reequilíbrio da saúde com terapias naturais, individuais e efectivas, integrando o poder de cura do corpo, da mente e do espírito. É um professor de saúde “ou de higiene”, indica ao paciente, as vias naturais de forma a melhorar ou obter a cura ou mesmo prevenindo a doença.

Vai terminar com erros alimentares e outros que causaram a falta de saúde. Dá as dicas referentes a alimentação, ao uso de plantas adequadas ao seu problema (fitoterapia), acupunctura, homeopatia, osteopatia, exercício físico, suplementos alimentares, estilo de vida etc. Lutar por um meio ambiente mais saudável não só para si, quanto para todos os outros, evitar stress…. Saúde e Ecologia são inseparáveis!

Responsabiliza e capacita o paciente de que através dos seus actos e atitudes, pode ou não manter-se saudável.

A Naturopatia está devidamente regulamentada em Portugal, através das Leis 45/2003 de 22 de Agosto e Lei 71/2013 de 2 de Setembro.

Amândio Figueiredo - Doctorino - Naturopatia

 

Artigos Recentes
8 Alimentos que te vão ajudar a ficares Bronzeado
8 Alimentos que te vão ajudar a ficares Bronzeado
Verão rima com praia, sol e, claro, bronzeado! É a época do ano em que...
Valter Ferreira
O Dr. Valter Ferreira já está na Doctorino!
"Apesar de realizar também trabalho com adultos, o maior foco da minha intervenção é com...
Já ouviste falar em Avaliação Psicológica de Condutores? Fica a par
Já ouviste falar em Avaliação Psicológica de Condutores? Este exame pretende avaliar se estás ou...