Santiago Manica
Percurso e a razão pela qual escolheu a sua especialidade:

Gosto de desafios, gosto de aprender e ainda mais de colocar a minha experiência ao serviço da população. Por isso optei pela Medicina, nomeadamente pela Reumatologia. Para ajudar aqueles que têm de (con)viver com doenças crónicas. Consultas disponíveis em 4 idiomas diferentes.

Que tratamentos realiza no seu dia-a-dia e qual o impacto nos seus pacientes?

No dia-a-dia recomendo intervenções não farmacológicas, prescrevo terapêuticas farmacológicas e quando necessário recorro a técnicas de intervenção (minimamente invasivas) presenciais. O importante é adaptar a intervenção às necessidades do nosso utente e garantir cuidados personalizados e adaptados.

Qual o seu principal target e que tratamentos têm mais procura?

O meu objectivo é dar resposta e conforto a todos aqueles que têm de conviver com doenças crónicas músculo-esqueléticas e as suas consequências. Para estar do lado de todos aqueles que vivem com dor, fadiga e limitação.

Que alterações tem vindo a observar na sua atividade profissional ao longo do seu percurso (por exemplo, procura, necessidades dos pacientes, intervenção do digital)?

Apesar de ainda não existir uma cura para as doenças crónicas. A tecnologia, a sociedade e a Medicina têm evoluído de forma a prestar cuidados cada vez mais personalizados, com ferramentas terapêuticas cada vez mais dirigidas e com uma visão cada vez mais centrada no utente (e não apenas nas suas doenças). A telemedicina é apenas mais um (bom) exemplo desta nova visão.

Em que medida o digital favorece o contacto e acompanhamento dos seus pacientes?

As doenças reumáticas afligem uma parte significativa da nossa população. No entanto, muitos Portugueses não têm acesso a um Reumatologista, ou então têm de optar por longas viagens para terem acesso aos devidos cuidados. A teleconsulta democratiza e universaliza o acesso dos nossos cidadãos aos cuidados de saúde que desejam e merecem.

 

Santiago Manica

 

 

Artigos Recentes
avc
Acidente Vascular Cerebral (AVC) – Sintomas, Prevenção e Tratamento
Conheceres e evitares os fatores de risco causadores do AVC é uma das principais maneiras...
hidratado
Por que é Importante manteres-te Hidratado, mesmo no Inverno
No inverno, devido às temperaturas mais baixas, é frequente não sentirmos tanta sede e, consequentemente,...
clínica liberty
E o nosso novo parceiro é… Clínica Liberty
A nossa mais recente parceria é com a Clínica Liberty, uma das maiores e mais...