Já podes ir ao dentista! Marca a tua consulta através da doctorino.pt

No passado dia 03 de Maio, Portugal entrou numa situação de calamidade, abandonando o Estado de Emergência. Isso permitiu a abertura de alguns espaços e serviços, como é o caso das Clínicas Dentárias, que já não atendem apenas casos urgentes.

Porém, ainda há muitas questões que deves ter. Será que já é seguro ires ao dentista? Será que já podes fazer todos os tratamentos? Como te deves apresentar na clínica?… Entre muitas outras perguntas.

A Direção-Geral da Saúde já emitiu orientações e recomendações acerca deste tema e o que te podemos já adiantar é que sim, já podes marcar consulta no teu dentista através da doctorino.pt.

Já podes ir ao dentista! Marca a tua consulta através da doctorino.pt!

Desde o passado dia 04 de maio, com a entrada em vigor do presente plano de desconfinamento, a Direção-Geral da Saúde emitiu uma orientação sobre os Procedimentos em Clínicas, Consultórios ou Serviços de Saúde Oral dos Cuidados de Saúde Primários, Setor Social e Privado, a adotar durante a vigência da pandemia de COVID-19.

Tendo em conta a proximidade entre o utente e o dentista ou profissional de saúde oral, é necessário tomar medidas adicionais, de modo a assegurar uma minimização da transmissão do novo coronavírus.


Como estão as clínicas dentárias a operar?

Quando chegares ao consultório do teu médico dentista, ele irá:

  • Disponibilizar-te gel desinfetante à entrada do consultório ou clínica;
  • Indicar-te que deves usar máscara na sala de espera ou receção, só podendo removê-la no interior do gabinete ou sala de consulta;
  • Aceitar apenas consultas previamente marcadas e espaçadas entre si, para evitar o ajuntamento de utentes na sala de espera;
  • Remover da sala de espera revistas, folhetos ou outros objetos (como máquinas de café, dispensadores de água, etc).

Porque é seguro ires ao dentista

Antes da consulta, podes ser sujeito a uma triagem, de maneira a avaliarem se tens ou não sintomas sugestivos de COVID-19 e se a consulta se pode ou não realmente efetuar. 

Dentro do consultório, deves aplicar as medidas de higiene e segurança indicadas à generalidade dos cidadãos, como manteres o distanciamento social, higienizares as mãos sempre que necessário ou pedido e praticares uma correta etiqueta respiratória.

Para garantir, ainda mais, a tua segurança e a do profissional de saúde, o dentista e demais funcionários deverão utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI).


Conclusão

Respondendo às questões enunciadas no início deste artigo, como viste, sim, é completamente seguro ires ao dentista. Quanto aos tratamentos, podes executar todos os procedimentos que o teu dentista julgue necessários. 

Como utente, deves colaborar com o profissional de saúde, adotando as medidas de higiene e segurança que ele te recomende e que o protegem a ele, mas também a ti, como é o caso do uso da máscara, da higienização das mãos, do distanciamento social e da prática de uma boa etiqueta respiratória.

Não adies mais a resolução ou manutenção da tua saúde oral e certifica-te que marcas consulta num dentista que esteja em harmonia com todas estas orientações da Direção-Geral da Saúde. Para isso, basta ires a doctorino.pt e agendares a tua consulta de medicina dentária!

Fonte: Direção-Geral da Saúde. COVID-19: Procedimentos em Clínicas, Consultórios ou Serviços de Saúde Oral dos Cuidados de Saúde Primários, Setor Social e Privado. Disponível em: https://www.omd.pt/content/uploads/2020/05/20200501-dgs-orientacao-covid19.pdf

 

Artigos Recentes
Alexandre Nunes
O Dr. Alexandre Nunes já está na Doctorino!
"Não me preocupo apenas com redução de dor, mas sim, em proporcionar melhor funcionalidade e...
lanches nutritivos e práticos
7 Lanches Nutritivos e Práticos para levar para a Escola
Queres saber o que não pode faltar na lancheira do teu filho? Damos-te 7 lanches...
regresso às aulas
11 Cuidados a ter com as Crianças no Regresso às Aulas
No regresso às aulas presenciais, mas a escola que vão encontrar tem novas regras a...