Já ouviste falar em Avaliação Psicológica de Condutores? Descobre para que serve!

As avaliações da aptidão psicológica são mencionadas no nº 2 do artigo 25º do Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir e são obrigatórias para candidatos a condutor e condutores do Grupo 2.

Este exame pretende avaliar se estás ou não apto a conduzir veículos que exigem cuidados especiais. Caso o resultado do relatório seja positivo, obténs o averbamento do “Grupo 2” (ou averbamento da restrição 997), ou seja, uma alteração à tua carta de condução, que indica que estás autorizado a conduzir, por exemplo, ambulâncias. Fica a saber mais…

Avaliação Psicológica de Condutores

Já ouviste falar em Avaliação Psicológica de Condutores? Descobre para que serve!

Este exame destina-se a candidatos ou condutores de veículos das categorias B, C, CE, D e DE e das subcategorias C1, C1E, D1 e D1E que pretendam exercer a condução de:

  • ambulâncias;
  • veículos de bombeiros;
  • veículos de transporte de doentes;
  • veículos de transporte escolar;
  • veículos de transporte coletivo de crianças;
  • veículos ligeiros de passageiros de aluguer (táxis);
  • transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de uma plataforma eletrónica (por exemplo: Uber, Cabify e Taxify).
Em que consiste a Avaliação Psicológica de Condutores?

De acordo com o anexo VI do Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, este exame psicológico pretende avaliar as áreas percetivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial, particularmente essenciais na condução de certo tipo de veículos. 

Para a avaliação dos condutores deste grupo, é feito um teste específico para análise dos fatores de personalidade. 

O que é necessário para ser considerado apto?

Além da avaliação das áreas percetivo-cognitiva e psicomotora, há outros aspetos essenciais, tidos em conta neste exame. Se fores candidato a condutor de certo tipo de veículos, não deves apresentar:

  • perturbação grave da personalidade ou manifestações psicopatológicas;
  • instabilidade emocional manifesta;
  • manifesta evidência de agressividade, impulsividade ou irritabilidade explosiva;
  • comportamento antissocial evidente e manifesto;
  • comportamentos que traduzam atitudes inadaptadas e/ou de risco face à segurança do tráfego;
  • comportamentos que revelem a tendência para abusar de bebidas alcoólicas ou evidenciem dificuldade em dissociar o seu consumo da condução automóvel;
  • comportamentos que revelem a tendência para abusar de substâncias psicotrópicas ou evidenciem dificuldade em dissociar o seu consumo da condução automóvel.
Comunicação do resultado

Após o exame, o psicólogo irá preencher o Relatório de Avaliação Psicológica e o Certificado de Avaliação Psicológica. O certificado contém o resultado do exame que te pode dar como apto ou inapto à condução de determinado tipo de veículos.

No caso de seres considerado apto, o certificado pode, mesmo assim, possuir algumas restrições ou adaptações, no que respeita ao tipo de veículo e/ou prazos de revalidação dos títulos. Por norma, o Certificado de Avaliação Psicológica com menção de apto tem a validade de 6 meses, a partir da sua data de emissão.

Se o resultado for inapto, o candidato pode sempre apresentar recurso da decisão, no prazo de 30 dias após a emissão do certificado de avaliação psicológica. Um candidato dado como inapto fica impedido de conduzir certo tipo de veículos, até ser considerado apto.

Se pretendes conduzir algum dos veículos enunciados no início deste artigo, então precisas de ser sujeito a uma Avaliação Psicológica de Condutores. Em doctorino.pt, encontras profissionais experientes, 100% habilitados e preparados para te examinar. Para isso, vai até ao site e marca já a tua consulta com um especialista em averbamento do “Grupo 2”.

 
Avaliação Psicológica de Condutores
 

 

Artigos Recentes
Alergia ao Sol
4 sintomas de que tens alergia ao sol que deves ficar a conhecer
O sol é uma fonte de vitamina D, mas também pode ser prejudicial para quem...
Jorge Frade
O Dr. Jorge Frade já está na Doctorino!
"Considero importante a experiência e a recompensa que se pode retirar do serviço prestado aos...
11 alimentos que deves levar na lancheira da praia
11 alimentos que deves levar na lancheira da praia
Se queres aproveitar ao máximo os dias de verão e, para ti, nunca é demais...