Ganhaste peso durante a quarentena? Um nutricionista pode ajudar
Ganhaste uns quilos a mais durante a quarentena? Um nutricionista pode ajudar-te…

O período de confinamento, motivado pela pandemia de COVID-19, contribuiu para que tenhas ganho alguns quilos a mais? É normal. A atividade física diminuiu; o sedentarismo aumentou; e o frigorífico e a despensa sempre à disposição foram uma tentação constante, durante todo o isolamento, certo?

Chegou a altura de começares, com cuidado e precaução, a desconfinar e também a olhar pela tua saúde, que passa igualmente pelo teu peso. Já subiste à balança? A surpresa foi negativa? Então, vai a doctorino.pt, agenda uma (video)consulta com um nutricionista e começa a tratar de ti.

Ganhaste uns quilos a mais durante a quarentena? Um nutricionista pode ajudar-te…

O aumento de peso pode ter várias causas. Entre elas estão as alterações hormonais, o stress, o uso de certos medicamentos, a prática de dietas desequilibradas, o sedentarismo,… entre muitos outros motivos.

Certo é que uma alimentação saudável é sempre benéfica quer para o peso, quer para o bem-estar de todo o organismo. Privilegiares alimentos que aceleram o metabolismo é uma estratégia possível para baixares o ponteiro da balança, mas há muitos outros aspetos a considerar e que só um nutricionista consegue avaliar a 100%.


Será que ganhar peso é o mesmo que engordar?

Não, propriamente. Engordar significa ganhar gordura e perder massa magra. Já ganhar peso pode, por vezes, ser o reflexo do aumento da massa magra e muscular, o que não é negativo. Assim, o aumento ponderal deve envolver várias ferramentas, além do ponteiro da balança.

Deste modo, mais do que controlares o teu peso, deves consultar um nutricionista que possa verificar o teu percentual de gordura, através do recurso a certos exames e equipamentos. As dobras cutâneas e a espessura do tecido adiposo são dois aspetos a considerar para avaliar o teu estado corporal.


Processo de emagrecimento

Além disso, o processo de emagrecimento deve ser sempre individualizado e personalizado. Engordar ou emagrecer não está, exclusivamente, relacionado com os alimentos que se ingerem. Só um nutricionista consegue identificar quais os alimentos que podem provocar o teu aumento de peso, assim como é capaz de avaliar as tuas rotinas diárias e o teu historial clínico.

Na nutrição, os alimentos devem ser vistos como aliados e não inimigos. Mas, para isso, é preciso que exista um profissional a orientar as tuas escolhas, de acordo com as tuas necessidades, mas também gostos e preferências.


O papel de um nutricionista

Muitos ainda têm dúvidas acerca das funções de um nutricionista. É certo que este profissional tem várias áreas de atuação mas, no que toca à nutrição clínica, de acordo com a Associação Portuguesa de Nutrição, os seus principais objetivos e valências são:

  • avaliar o estado nutricional do paciente;
  • realizar anamnese alimentar;
  • prestar assistência nutricional individual, elaborando o diagnóstico nutricional, com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e alimentares do paciente;
  • fazer prescrição nutricional, com base no diagnóstico e estado de saúde, adequando-a à evolução do estado nutricional do indivíduo;
  • elaborar prescrição, planeamento, análise, supervisão e avaliação de planos alimentares terapêuticos;
  • realizar prescrição de nutrição artificial entérica e parentérica e alimentos básicos adaptados, utilizados para fins especiais.

Como ficou claro, a origem desses quilos a mais só pode ser identificada por um especialista e a sua eliminação só pode ser equilibradamente orientada por um nutricionista habilitado. Portanto, não esperes mais, usufrui do serviço de videoconsulta da doctorino.pt e agenda já a tua consulta de nutrição.

Ganhaste uns quilos a mais durante a quarentena? Um nutricionista pode ajudar-te…
 
Artigos Recentes
8 Alimentos que te vão ajudar a ficares Bronzeado
8 Alimentos que te vão ajudar a ficares Bronzeado
Verão rima com praia, sol e, claro, bronzeado! É a época do ano em que...
Valter Ferreira
O Dr. Valter Ferreira já está na Doctorino!
"Apesar de realizar também trabalho com adultos, o maior foco da minha intervenção é com...
Já ouviste falar em Avaliação Psicológica de Condutores? Fica a par
Já ouviste falar em Avaliação Psicológica de Condutores? Este exame pretende avaliar se estás ou...