Exposição solar (cuidados extra a ter com a pele, depois do confinamento)
Conhece os cuidados a ter com a pele, no pós-desconfinamento

O sol está aí, quente e convidativo, e as idas à praia para o primeiro bronze do ano já foram postas em prática por muitos. Após um longo período de confinamento, outra coisa não seria de esperar. A questão é que há cuidados extra que deves ter com a tua pele, depois de semanas fechado em casa. Queres saber quais?

Conhece os cuidados a ter com a pele, no pós-desconfinamento

Não é mito. Após o período de confinamento a que todos fomos, mais ou menos, sujeitos, a tua pele está menos preparada para receber doses elevadas de radiação solar. Os especialistas explicam que isso se deve à pele ter menos melanina e estar menos ‘foto-endurecida’, logo mais sensível e sujeita a queimaduras solares.

Por isso, mais do que nunca, há cuidados que deves ter com a tua pele, não só para evitares problemas mais imediatos, como escaldões, como também problemas futuros, como o cancro de pele.

Evita as horas de maior radiação solar

Mesmo que não estejas na praia, deves evitar a exposição solar entre as 12h e as 16h. A estas horas a radiação é muito forte e, certamente, será um choque para uma pele que tem estado muito protegida da luz solar.

Usa chapéu

Os chapéus não são só para os carecas. Quem se expõe ao sol, deve proteger a cabeça, mas também os olhos, com óculos de sol adequados e, idealmente, vestir uma camisa ou camisola de manga comprida, para que a exposição solar seja o mais gradual possível.

Aplica protetor (até para ir à rua)

Sim, mesmo para ires à rua ou ao parque, deves aplicar protetor solar, especialmente nas zonas corporais com maior exposição solar. 

No caso de ires à praia, deves colocar o protetor cerca de 30 minutos antes de saíres e reaplicares de duas em duas horas ou após cada banho. Ah, e não te esqueças que mesmo à sombra de um chapéu de sol ou com o céu nublado, podes sofrer queimaduras solares, se não tiveres protetor.

No geral, um fator acima de 30 é suficiente para a maioria da população, mas nada como ires a doctorino.pt, consultares um dermatologista e ficares a saber o fator de proteção de que a tua pele realmente necessita.

Olha para a tua pele

Sinais, manchas ou qualquer coisa que aches estranha ou nova na tua pele deve ser motivo para ires a um médico. Sinais que mudem de contorno, cor e tamanho são um indicador de que deves ir a doctorino.pt, agendares uma consulta de dermatologia, ainda antes da época balnear começar.

Protege bem as crianças

Nos primeiros 12 meses de vida, as crianças não devem ter exposição solar direta. 

A partir daí, devem respeitar-se as horas em que a radiação solar é mais fraca e aplicar-lhes um protetor solar adequado à idade e tipo de pele, devidamente recomendado por um dermatologista (doctorino.pt).

Não vás ao solário

Os especialistas não recomendam a ida a salas de bronzeamento ou solários, especialmente nesta altura do ano. A exposição à radiação do solário e da praia vai resultar numa dose de raios UV muito elevada, aumentando o risco de cancro da pele.

Faz uma alimentação saudável

Pode parecer que não está relacionado, mas uma boa alimentação também interfere com a saúde da pele. Por isso, o consumo de muita fruta, legumes e água para proteger e equilibrar o organismo é muito recomendado para uma pele mais forte e bonita.

A principal mensagem que queremos deixar é que, por muito que anseies desconfinar ao ar livre e, de preferência, ao sol, o deves fazer em segurança e com moderação. Evita queimaduras solares e escaldões e, se tiveres cabelos ruivos ou loiros e/ou pele clara, com sardas e muitos sinais, então todos estes cuidados têm mesmo de ser redobrados.

Como, de uma modo geral, todos devemos estar com alguma carência de vitamina D, o conselho mais acertado é mesmo o de consultar um dermatologista, antes da época balnear começar, e fazermos um check-up à nossa pele. Só assim iremos devidamente protegidos para a praia, não só de máscara, mas também com o protetor solar mais adequado à nossa pele. 

Vai a doctorino.pt, marca agora a tua consulta de dermatologia e tem um verão sem escaldões! 

 
Exposição solar (cuidados extra a ter com a pele, depois do confinamento)
Artigos Recentes
8 Alimentos que te vão ajudar a ficares Bronzeado
8 Alimentos que te vão ajudar a ficares Bronzeado
Verão rima com praia, sol e, claro, bronzeado! É a época do ano em que...
Valter Ferreira
O Dr. Valter Ferreira já está na Doctorino!
"Apesar de realizar também trabalho com adultos, o maior foco da minha intervenção é com...
Já ouviste falar em Avaliação Psicológica de Condutores? Fica a par
Já ouviste falar em Avaliação Psicológica de Condutores? Este exame pretende avaliar se estás ou...