Se exagerou nas festas de fim de ano, comece 2020 de forma saudável e equilibrada.

Dicas para ultrapassar os excessos do final do ano

As festas de fim de ano são um convite a alguns exageros, nomeadamente alimentares. Se depois do Natal encontramos espaço para fazer um detox, a verdade é que poucos dias a seguir já estamos a cometer os mesmos excessos por ocasião do réveillon.

Além da comida, a bebida é outro fator que influencia o aumento de peso e interfere no ganho de gorduras. Sentimo-nos inchados, sem energia e fora de forma, pelo que é essencial tomar as medidas certas para começar o novo ano em alta!

Dicas para ultrapassar os excessos do final do ano

Pratique Exercício Físico

Se aproveitou as férias de Natal para também fazer férias do ginásio, então esta é a altura para regressar, pois a única maneira de recuperar a forma física é praticando exercício e, até, aumentando a carga de treino. O desporto reequilibra o organismo e é capaz de atenuar as consequências desses dias de exageros.

Mantenha-se hidratado

Um dos problemas da quadra festiva é que passamos dias sem beber água, pois acompanhamos todas as refeições com vinho ou refrigerantes. Para compensar, é essencial garantir uma boa hidratação, bebendo líquidos ao longo do dia, tais como águas (ou águas aromatizadas), chás ou infusões.

Não negligencie refeições

Deixar de comer não é, de todo, a melhor maneira de recuperar a forma. Por isso, deve evitar estar mais de 3 horas sem comer. Aposte em refeições mais leves e com menos quantidade de alimento.

Evite consumir bebidas alcoólicas

É caso para dizer que “enough is enough”, ou seja, já bastam os excessos das festas e a ingestão superior de álcool muito comum nestes períodos. Nesta fase, o seu corpo precisa de se desintoxicar e, por isso, as bebidas alcoólicas devem ser postas de lado, até porque são ricas em calorias que é o que mais quer evitar neste momento, certo?

Aumente o consumo de legumes e vegetais

As verduras são ricas em vitaminas, minerais e fibras, capazes de reequilibrarem o organismo e combaterem os tais excessos de fim de ano. Elas dar-lhe-ão uma agradável sensação de saciedade, sem comprometerem a sua linha. Pode utilizá-las nas sopas, saladas ou como acompanhamento das refeições principais.

Faça refeições leves

Já aqui dissemos que, nesta fase, deve comer com frequência, mas alimentos ligeiros e sempre em pouca quantidade. Assim, é importante que, ao confecionar os seus pratos, não acrescente muita gordura, sal ou outros condimentos que possam pôr em causa o equilíbrio nutricional da refeição.

Aposte em ervas aromáticas e especiarias – igualmente saborosas e mais saudáveis. Privilegie os alimentos frescos e evite refeições pré-feitas, assim como alimentos processados.

Prepare as suas próprias refeições

A melhor maneira de ter a certeza que está a comer de forma saudável é consumindo pratos confecionados por si mesmo. Assim, saberá exatamente quais são os produtos que está a ingerir e qual o seu modo de confeção. Por isso, neste período, evite comer em cafés e restaurantes e experimente levar as suas marmitas para o trabalho.

Congele as sobras

É verdade que, normalmente, as sobras das épocas festivas parecem não ter fim. Mas isso não significa que tenha de comer tudo ou colocar tudo no lixo. Pode sempre congelar esses restos ou partilhar com familiares e amigos. Prolongar o consumo das iguarias festivas, além dos dias de festa, é um dos principais motivos para o ganho excessivo de peso no final de ano.

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