Grávida Verão Doctorino
Descobre os 9 cuidados que todas as grávidas têm de ter no verão

Viver o verão grávida é uma experiência única e especial, já que as temperaturas quentes e as idas à praia permitem que exibas orgulhosamente o teu super “barrigão”! Porém, há precauções a ter, de modo a que as férias decorram sem sobressaltos, nem imprevistos.

A gestação não é uma doença, mas pode tornar-te mais suscetível a certos problemas, pelo teu sistema imunitário estar mais vulnerável. 

Assim, há aspetos que deves ter mesmo em atenção e nós dizemos-te quais!

Grávida - Verão - Doctorino

Descobre os 9 cuidados que todas as grávidas têm de ter no verão

Beber muita água

No verão, a hidratação é ainda mais importante, principalmente quando falamos de grávidas.

Beber água, chás/infusões ou sumos naturais, ao longo de todo o dia, especialmente durante as horas de mais calor, é essencial para manteres o organismo e o bebé bem hidratados. Além disso, estás a garantir níveis adequados de líquido amniótico.

A água ajuda ainda a evitar alguns problemas comuns, como diminuição da pressão arterial, tonturas, desmaios, dores de cabeça, enxaquecas e inchaço nas pernas e pés.

Ter atenção a tudo o que se come

Nesta estação do ano, as gastroenterites são mais frequentes, muitas vezes devido ao consumo de água e/ou alimentos contaminados ou estragados. Por isso, é importante selecionares bem aquilo que ingeres; evitares alimentos crus, mal lavados ou mal cozidos; comeres exclusivamente leite e queijos pasteurizados; lavares frequentemente as mãos.

Também é importante evitares pratos pesados e gordurosos. Alimenta-te de forma equilibrada e saudável, apostando em sopas, saladas, carnes magras, legumes e frutas.

Evitar a exposição solar entre as 11h e as 17h

Não só devido ao calor mais intenso, mas também por causa dos riscos associados aos raios UV, deves resguardar-te nestas horas, de modo a prevenires queimaduras solares e outros problemas, como a insolação. 

Tomar precauções nas piscinas públicas

Se as piscinas não forem sujeitas a uma correta desinfeção, elas podem potenciar o aparecimento de algumas infeções, nomeadamente as infeções urinárias, de que as grávidas padecem com alguma frequência. Por essa razão, até deves trocar de biquíni ou fato de banho, sempre que fores dar um mergulho.

Preferir os banhos de mar

Já nadar no mar é altamente recomendado, assim como caminhar pelo areal, pois assim estimulas o retorno venoso e a drenagem linfática tão importante durante a gravidez.

Cuidar da pele

Além de hidratares bem a pele, de maneira a prevenires estrias, não podes esquecer o protetor solar, de modo a evitares escaldões e também o melasma (manchas na pele).

Encontrar tempo para repousar

Mesmo de férias, há quem não pare e há grávidas com energia para dar e vender. Mesmo assim, é importante reservares algum tempo do dia para descansares, elevares ligeiramente as pernas e fazeres uma atividade relaxante.

Exercitar o corpo

De forma regrada e nas horas de menos calor, deves praticar alguma atividade física, a qual te ajude a drenar os líquidos, a melhorar o sistema circulatório e a acabar com os inchaços.

Caminhadas, pilates ou ioga são alguns dos exercícios que ajudam no fortalecimento dos músculos da coluna, na melhoria da respiração, no controlo da pressão arterial e na moderação do ganho de peso.

Vestir roupa confortável

No verão, é muito importante que vistas roupa fresca e folgada. Privilegia roupas de algodão, seda ou linho de que gostes e que sejam leves e refrescantes.

Estes são alguns dos cuidados que qualquer grávida deve ter no verão, independentemente do seu tempo de gestação. Porém, cada caso é um caso, que é como quem diz, cada grávida é uma grávida e a sua situação merece ser vista e analisada por um médico especialista.

Por isso, antes de ires de férias, em doctorino.pt, encontras uma rede de obstetras ao teu dispôr, para te observar e aconselhar. Marca uma consulta e cuida bem de ti e do teu bebé!

 
Grávida Verão Doctorino
 

 

Artigos Recentes
lanches nutritivos e práticos
7 Lanches Nutritivos e Práticos para levar para a Escola
Queres saber o que não pode faltar na lancheira do teu filho? Damos-te 7 lanches...
regresso às aulas
11 Cuidados a ter com as Crianças no Regresso às Aulas
No regresso às aulas presenciais, mas a escola que vão encontrar tem novas regras a...
mochila adequada para criança
Como escolher uma mochila adequada para criança: dicas essenciais
Na escolha de uma mochila adequada para criança importa estares sensível a alguns pormenores e...