Facetas Dentárias - Doctorino
Descobre o segredo para um sorriso perfeito: facetas dentárias!

Já tentaste de tudo para ter aquele sorriso único e deslumbrante, igual ao das estrelas de Hollywood, mas parece que nada resulta? Já experimentaste branqueamento, aparelho e até implantes, mas continua a faltar algo para um resultado final verdadeiramente impressionante?

Talvez devas ficar a saber o que são facetas dentárias e para que são utilizadas. Este é um método não invasivo, capaz de tornar qualquer sorriso num sorriso mais que perfeito! Descobre como!

Facetas Dentárias - Dentista - Doctorino

Descobre o segredo para um sorriso perfeito: facetas dentárias!

Ainda desconhecidas para muitas pessoas, as facetas dentárias são uma tendência para quem pretende conseguir um sorriso mais harmonioso e natural, corrigindo pequenas imperfeições.

Em linguagem simples, podemos dizer que as facetas dentárias são uma espécie de capas que aderem aos dentes, escondendo assim pequenos defeitos. Tratam-se de lâminas finas de cerâmica que cobrem a face externa dos dentes, beneficiando não só a parte estética, como a parte funcional da boca. 

Além do seu extraordinário efeito final, este tratamento conserva a vitalidade do dente, ajudando inclusive a protegê-lo.

Quando devo colocar facetas?

Como referimos, as facetas dentárias podem mesmo ser a solução que procuras para uma série de defeitos e incorreções nos teus dentes.

Alguns dos dentes que mais beneficiam deste tratamento são os dentes partidos, lascados, fraturados, manchados, desgastados, tortos, desiguais, desalinhados, transparentes e/ou com espaçamento.

Claro que a decisão de aplicar ou não facetas deve ser tomada caso a caso, depois de uma avaliação feita por um especialista. Para isso, marca a tua consulta de dentária em doctorino.pt

As facetas dentárias são todas iguais?

A resposta é não! Há três tipos principais de facetas dentárias, que variam desde logo no que respeita ao material de que são feitas.

  • Porcelana/cerâmica: Elaborada a partir do molde do dente, este tipo de faceta só pode ser aplicado, após o dente ser desgastado e receber cimento resinoso. A cor da faceta é escolhida em harmonia com a restante coloração dentária do paciente. A faceta deste material oferece resultados mais duráveis e satisfatórios.
     
  • Resina composta: Esta faceta é aplicada logo após o desgaste do dente, de maneira a cobrir a imperfeição com uma massa que vai ajudar a uniformizar. Embora menos duradoura do que a anterior, esta faceta é mais rápida e fácil de reparar, se necessário.
     
  • Lente de contacto dental/faceta laminada ultra fina: Neste caso, falamos de uma lâmina de cerâmica com apenas 0,2mm a 0,5 mm de espessura e que pode ser aplicada no dente, sem necessidade de haver desgaste do mesmo. Esta é a solução mais indicada para problemas de forma, textura, alinhamento, espaçamento e simetria dos dentes. O seu efeito translúcido proporciona um resultado mais natural.
Como conservar as minhas facetas?

Naturalmente que as facetas também carecem de cuidados, de modo a durarem mais tempo e a manterem um aspeto bonito. Com uma validade a rondar os 10 anos, é possível que ao longo deste tempo seja necessário algum conserto ou mesmo substituição.

Os cuidados de higiene com as facetas devem ser idênticos aos que tens com os teus restantes dentes, sendo aconselhável a escovagem com pasta dentífrica com flúor (duas vezes por dia), assim como o uso de fio dentário e elixir.

Há, ainda, outros comportamentos a evitar para o bem-estar tanto dos teus dentes, como das tuas facetas, a saber:

  • não comeres alimentos que danifiquem os dentes;
  • não roeres objetos;
  • não usares os dentes para abrir coisas.
Além da parte estética, que outros benefícios têm as facetas para a minha saúde oral?

Efetivamente, as facetas dentárias contribuem e muito para um sorriso com mais impacto e uniforme. Porém, elas têm outras vantagens para a tua saúde oral, nomeadamente: corrigirem a anatomia bucal; facilitarem a higiene oral; melhorarem a saúde gengival; aperfeiçoarem as funções fonéticas e de mastigação; e repararem as lascas, fraturas e manchas.

Ficaste completamente conquistado pelas diversas vantagens das facetas dentárias? Nós compreendemos. Realmente, esta é uma solução prática, simples e com resultados verdadeiramente deslumbrantes.

Portanto, não esperes mais e informa-te junto de quem é especialista na matéria. Vai a doctorino.pt e marca já a tua consulta de dentária. Ganha mais um motivo para sorrires!

 
Dentista - Doctorino
 

 

Artigos Recentes
avc
Acidente Vascular Cerebral (AVC) – Sintomas, Prevenção e Tratamento
Conheceres e evitares os fatores de risco causadores do AVC é uma das principais maneiras...
hidratado
Por que é Importante manteres-te Hidratado, mesmo no Inverno
No inverno, devido às temperaturas mais baixas, é frequente não sentirmos tanta sede e, consequentemente,...
clínica liberty
E o nosso novo parceiro é… Clínica Liberty
A nossa mais recente parceria é com a Clínica Liberty, uma das maiores e mais...