COVID-19

Descobre como distinguir a gripe da COVID-19 em alguns passos

A gripe e a COVID-19 são doenças distintas, mas com pontos comuns. Ambas são infeções víricas e respiratórias, com meios de transmissão e sintomatologia idênticos. Se a gripe é provocada pelo vírus Influenza, a COVID-19 tem na sua origem um novo coronavírus, o SARS-CoV-2.

Ambos os vírus têm comportamentos diferentes, mas podem desencadear sintomas semelhantes, o que pode dificultar o seu diagnóstico mais imediato. Porém, já há estudos que avançam algumas possibilidades para distinguir as duas patologias, de maneira mais simples e prática. Sabe mais!

COVID-19
Descobre como distinguir a gripe da COVID-19 em alguns passos

A Universidade da Califórnia do Sul levou a cabo um estudo que procurou perceber se e como seria possível distinguir entre estas duas doenças.

Após a análise de mais de 55 mil doentes com COVID-19, os investigadores concluíram que a ordem pela qual os sintomas surgem pode ser uma maneira de identificar se se trata de uma gripe ou de uma infeção pelo novo coronavírus.

Ordem dos sintomas

Apesar destas evidências não permitirem tirar conclusões universais, a pesquisa em questão verificou que, enquanto nos casos de gripe, a ordem dos sintomas costuma ser: tosse, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, febre, náuseas e/ou vómitos e diarreia; nas situações de COVID-19, a ordem dos sintomas é habitualmente: febre, tosse, dor de cabeça/garganta ou muscular, náuseas ou vómitos e diarreia.

Há ainda a possibilidade de, em alguns casos de infeção pelo novo coronavírus, haver lugar a anosmia súbita (perda de olfato) e/ou a ageusia (perda do paladar), o que não costuma acontecer em quadros gripais.

Porém, o mesmo estudo alerta ainda para a grande variação dos sintomas associados à COVID-19, assim como para o facto desta ser uma doença que, em algumas pessoas, pode permanecer assintomática.

 

Então, o que fazer em caso de sintomas compatíveis com COVID-19?

Neste momento, se tiveres febre superior a 38ºC, tosse seca e persistente e/ou dificuldade respiratória, deves ligar de imediato para a linha de saúde 24 (808 24 24 24), de modo a despistares uma eventual infeção pelo novo coronavírus.

Quanto aos demais sintomas, deves estar atento à ordem pela qual aparecem, mas também a outros indicadores importantes. Se estiveste com alguém infetado, por exemplo, é mais provável que a sintomatologia que apresentas esteja associada à COVID-19 do que à gripe.

Em todo o caso, nesta fase, é muito importante adotares uma atitude preventiva e, em situação de doença, procurares sempre aconselhamento médico.

 

Tratamentos e vacinas

Como é sabido, ainda não existe vacina para a COVID-19, nem sequer um tratamento específico. Assim, em caso de infeção pelo novo coronavírus, a única terapêutica indicada tem por objetivo o alívio da sintomatologia associada à doença, recorrendo essencialmente a paracetamol.

No caso da gripe, já existe uma vacina que protege desta infeção viral e das complicações que lhe estão associadas. Além disso, há vários anti-virais que podem combater a gripe de forma rápida e eficaz. 

 

Como prevenir?

Além da toma da vacina, no caso da gripe; o uso da máscara, a desinfeção correta e regular das mãos, o cumprimento da etiqueta respiratória e o distanciamento físico são medidas que evitam a transmissão do novo coronavírus, mas também do vírus Influenza, já que as formas de contágio dos dois agentes infeciosos é semelhante, ou seja, através de partículas de saliva contaminadas.

 

Neste contexto, o acompanhamento por um profissional de saúde é ainda mais importante.

Portanto, vai a doctorino.pt e marca uma consulta de clínica geral para que obtenhas todos os esclarecimentos de que necessitas para encarares o outono e o inverno sem medos, mas bem informado.

 
COVID-19
 

 

Artigos Recentes
cabelo cai no outono
Por que é que o cabelo cai no outono?
Por que é que o cabelo cai no outono? Qual será a razão para este...
segunda vaga da covid-19
Vai mesmo haver uma segunda vaga de COVID-19?
De há uns meses para cá, muito se tem escrito e falado sobre uma eventual...
dislexia
O teu filho tem dificuldades em ler e em escrever? Pode ser dislexia…
A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que se define por uma perturbação na leitura,...