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Depressão pós-férias: como amenizar o regresso ao trabalho

Se as férias são, normalmente, sinónimo de diversão, relaxamento e pausa nas rotinas, o regresso ao trabalho pode significar o retorno ao stress e aos horários, o que pode criar um certo sentimento de nostalgia relativamente àqueles dias que vivemos, sem relógio no pulso e inteiramente dedicados ao ócio e ao lazer.

Porém, esta saudade relativamente ao que se viveu nas férias pode adensar-se e transformar-se numa verdadeira depressão pós-férias que importa saber identificar e combater, logo a partir dos seus primeiros sinais. 

Quatro em cada dez pessoas apresentam sintomas de depressão pós-férias. Por isso, toma nota das seguintes dicas para evitares ou lidares melhor com este problema.

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Depressão pós-férias: como amenizar o regresso ao trabalho

Respeitar um orçamento

Muitas vezes, as férias transformam-se num foco de dívidas, porque as pessoas não resistem aos convites ou às tentações de comprar mais isto ou mais aquilo. Evita estes fatores de stress e aproveita as férias para estares mais contigo e com os teus.

 

Manter rotinas saudáveis

As férias não têm de ser sinónimo de um rompimento com hábitos positivos. Procura dormir bem e não te deitares muito tarde, nem acordares muito tarde. Faz uma alimentação saudável e aproveita para praticar mais exercício físico. Tudo isto ajudará a que o teu corpo recarregue muitas mais energias para o regresso ao trabalho.

 

Escolher bem as férias

É importante que o tipo de férias que se faz vá ao encontro da nossa personalidade e gostos. Além disso, mesmo que sejas uma pessoa com muita energia, tem cuidado para não sobrecarregares as tuas férias com muitas atividades e afazeres. Caso contrário, podes chegar ao final das férias mais cansado do que quando as começaste.

 

Reservar tempo para ti

Uma das coisas que mais pessoas lamentam é de não terem tempo para os outros, nem para si próprios. Portanto, deves reservar 15 minutos por dia para fazeres atividades sozinho, as quais te devem ajudar a relaxar e a meditar.

 

Tirar um dia de folga

Não tens de esgotar todos os dias de férias fora de casa. Antes de voltares ao trabalho, fica um dia em casa, a arrumar as malas, a ir às compras, a descansar e a preparar o teu regresso ao trabalho.

 

Dormir muito

Se desregulaste o sono ou chegaste de um destino com outro fuso horário, reserva um a dois dias para pôres o sono em dia e encarares o regresso ao trabalho com outro ânimo.

 

Recordar é viver

Partilha com os teus colegas de trabalho memórias felizes das tuas férias. Essa é uma maneira de ganhar ânimo e entusiasmo para encarar o regresso à rotina.

 

Consultar um profissional

Se os sentimentos de tristeza e de ansiedade permanecerem e se tiveres sintomas como dores físicas, insónias ou mau humor, então deves mesmo consultar um profissional habilitado para te avaliar e ajudar a gerir esta situação.

Por vezes, por detrás de uma depressão pós-férias, podem estar outros problemas e complicações que importa identificar e, se possível, tratar.

Se te identificas com esta descrição, então vai já a doctorino.pt e marca uma consulta de psicologia.

 
Depressão pós-férias
 

 

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