mochila adequada para criança

Como escolher uma mochila adequada para criança: dicas essenciais

Apesar deste ano o regresso às aulas estar ensombrado pela pandemia de COVID-19 e haver novos acessórios para levar para a escola, como a máscara ou o álcool-gel, as mochilas continuam a fazer parte do material escolar essencial para qualquer criança ou jovem.

Simples e básicas ou coloridas e extravagantes, há mochilas para todos os gostos e idades, com as personagens favoritas dos mais novos e uma série de motivos capazes de deliciar os mais pequenos e, também, os mais velhos. 

Porém, antes de comprares a mochila para o teu filho levar para a escola, importa estares sensível a alguns pormenores e detalhes que são fundamentais para garantires que a mochila, além de bonita, é ergonómica e confortável quanto baste.

Como escolher uma mochila adequada para criança: dicas essenciais
Como escolher a mochila mais adequada para a criança: dicas essenciais

Olha bem para as alças

As alças da mochila são um dos pontos a que deves estar especialmente atento. Para ser sustentável e não magoar a criança, a mochila deve ter alças largas, almofadadas e ajustáveis. Só assim a mochila se adapta corretamente ao corpo da criança.

 

Confere se é almofadada

A parte de trás da mochila do teu filho deve ser almofadada e ficar bem próxima das costas da criança. Deste modo, garantes o seu máximo conforto e evitas que ele comece a manifestar dores ou incómodos nas costas.

 

Avalia bem o tamanho

É frequente ver miúdos pequenos com mochilas que parecem ter quase o dobro do seu tamanho. A mochila do teu filho deve ser capaz de guardar tudo aquilo que ele precisa de levar para a escola, mas ser sempre proporcional ao tamanho das suas costas, sem exageros. 

 

Tem cuidado com os trolleys

As ditas mochilas com rodinhas são uma solução que pode ser muito prática, mas que deve ser convenientemente avaliada. Primeiro, é importante que a criança ande com a mochila como trolley e não às costas, pois o peso destas mochilas é sempre superior, devido à sua estrutura composta pelo cabo e pelas rodinhas. 

Também é fundamental que o cabo que puxa a mochila não obrigue o braço da criança a fazer um ângulo superior a 30º.

 

Presta atenção à base

A base da mochila deve ser sempre larga, de modo a que o material escolar mais pesado possa ficar nessa zona que, por sua vez, fica mais perto da coluna da criança.

 

Controla o peso da mochila

É importante garantir que a mochila, quando cheia, não fica demasiado pesada para a estrutura física do teu filho. Diz a regra que o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal da criança. 

Portanto, faz contas a isso, antes de escolheres a mochila do teu filho e procura comprar uma mochila resistente, mas leve.

 

Nesta fase, uma consulta num pediatra ou, mesmo, num ortopedista pode ser importante, para despistar possíveis problemas na coluna e costas do teu filho e para te dar orientações mais exatas sobre a mochila certa para a criança.

Sabemos que há vários anos que o peso das mochilas escolares é alvo de muita discussão e debate por pais, alunos e especialistas. Portanto, vai a doctorino.pt, marca uma consulta e tira todas as dúvidas.

 
mochila adequada para criança
 

 

Artigos Recentes
avc
Acidente Vascular Cerebral (AVC) – Sintomas, Prevenção e Tratamento
Conheceres e evitares os fatores de risco causadores do AVC é uma das principais maneiras...
hidratado
Por que é Importante manteres-te Hidratado, mesmo no Inverno
No inverno, devido às temperaturas mais baixas, é frequente não sentirmos tanta sede e, consequentemente,...
clínica liberty
E o nosso novo parceiro é… Clínica Liberty
A nossa mais recente parceria é com a Clínica Liberty, uma das maiores e mais...