Ainda tens dúvidas sobre os benefícios do exercício físico? Confere alguns deles!

Que a prática de exercício físico é recomendada, já quase todos sabemos. Mas será que fazes ideia de todas as vantagens que o desporto pode trazer para a tua saúde e para o bem-estar do teu organismo?

Não importa se corres, caminhas, nadas, andas de bicicleta ou jogas futebol. A atividade física é uma das principais formas de combater doenças crónicas, como a diabetes, e, por isso, faz parte das recomendações da Organização Mundial de Saúde.


Ainda tens dúvidas sobre os benefícios do exercício físico? Confere alguns deles!

Ao contrário do que se possa pensar, o sedentarismo não é uma caraterística do ser humano. Adotar, cada vez mais, esse estilo de vida causa problemas de saúde como obesidade, hipertensão, colesterol e triglicéridos elevados, diabetes tipo II e doenças cardiovasculares, entre outras patologias.

Fazer desporto é essencial em qualquer idade, em qualquer género. Os benefícios do exercício físico são inúmeros, tais como: controlo do peso; prevenção de algumas doenças; aumento dos níveis de energia e melhoria do sono. O American College of Sports Medicine aconselha que se pratiquem, diariamente, pelo menos 30 minutos de exercício físico, o qual pode ser uma simples caminhada.

Naturalmente que ao longo da vida deves adaptar a frequência, a duração, a intensidade e o tipo de desporto à tua condição física, mas mexeres-te é essencial para uma vida mais longa e com mais saúde. Por isso, a OMS elaborou o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, com uma lista de indicações e sugestões dirigidas para cada faixa etária.

MARCAR CONSULTA

E quais os benefícios do desporto para o cérebro?

O exercício físico aumenta o fluxo sanguíneo que irriga o cérebro, contribuindo para o aumento dos níveis de atenção, concentração, memória e aprendizagem. O desporto aumenta também a produção e a libertação de neurotransmissores, capazes de melhorar o humor e a qualidade do sono e de reduzir o stress e a ansiedade.

Se vais começar a praticar desporto, faz antes um check-up médico para garantires que está tudo bem com a tua saúde. Marca já consulta com um médico de família em doctorino.pt.

 

MARCAR CONSULTA