aparelho dentário

Aparelho Dentário para Crianças: Quando e Para Quê?

Numa era em que os cuidados dentários são muito mais do que os do passado, sobretudo no que respeita aos dentes dos mais novos, é frequente os pais perguntarem-se sobre qual a melhor altura para colocarem aparelho dentário ou ortodôntico aos seus filhos. 

Efetivamente o uso de aparelho dentário tornou-se mais recorrente, nos últimos anos, não só entre as crianças, como entre os adultos também. Porém, ainda há muitas dúvidas sobre os tipos de aparelhos dentários existentes e, principalmente, sobre quando as crianças o devem utilizar.

Se também tens estas questões, então continua a ler, pois vamos esclarecer todas as tuas dúvidas e explicar-te por que é importante marcares uma consulta com um Médico Dentista Ortodontista para o teu filho ou filha.

aparelho dentário
aparelho dentário
Aparelho dentário para crianças: quando e para quê?

Não há uma idade certa para colocar aparelho dentário nas crianças. Porém, é importante intervir o mais depressa possível numa situação de incorreta engrenagem ou de desalinhamento dos dentes. Assim, a avaliação por um Médico Dentista Ortodontista é fundamental. Portanto, vai já a doctorino.pt e agenda uma consulta para o teu filho ou filha.

Mas para que serve o aparelho dentário?

Alinhar os dentes não é apenas uma preocupação estética. A posição incorreta dos dentes pode ter consequências na saúde, nomeadamente causar alterações fonéticas e respiratórias e problemas na articulação temporomandibular.

Quando é necessário colocar aparelho dentário?

Em caso de má oclusão dentária, um diagnóstico precoce por um Médico Dentista é essencial, de modo a detetar quais as causas desse problema.

A má oclusão pode ter origem esquelética, o que significa que o problema pode estar na parte óssea e nos maxilares. Neste caso, o uso precoce de aparelho dentário pode evitar a necessidade de uma cirurgia, anos mais tarde.

Que tipos de aparelhos dentários existem?

Há, basicamente, dois tipos de aparelhos dentários: os removíveis e os fixos. 

aparelho dentário
Aparelhos removíveis

Os aparelhos removíveis podem ser colocados a crianças entre os 7 e os 11 anos de idade, pois nesta fase os maxilares ainda estão em desenvolvimento. Este aparelho é recomendado em caso de:

  • Pouco ou muito espaço entre os dentes;
  • Dentes salientes;
  • Palato estreito;
  • Mandíbula proeminente;
  • Desvio da mandíbula;
  • Respiração bucal;
  • Atrasos na erupção dentária.
aparelho dentário
Aparelhos fixos

Os aparelhos fixos estão recomendados para adolescentes e adultos, a partir dos 11/12 anos de idade. Estes aparelhos são compostos por peças metálicas (brakets), as quais são coladas nos dentes. Sobre elas é colocado um arco. Este aparelho não corrige problemas esqueléticos.

Conclusão

Todas as crianças, a partir dos 6/7 anos de idade, devem consultar um ortodontista de modo a avaliar a sua dentição e identificar um eventual mau posicionamento dentário. Em caso de má oclusão, o médico indicará qual a melhor opção para corrigir o problema em questão.

Portanto, não comprometas mais a saúde oral do teu filho ou filha e não te esqueças que os problemas de oclusão não são apenas uma questão estética, mas também de saúde e de bem-estar. 

Assim, vai a doctorino.pt e marca já uma consulta com um Médico Dentista Ortodontista.

aparelho dentário
Artigos Recentes
Telma Falcão de Almeida
A Dra. Telma Falcão de Almeida já está na Doctorino!
"A intervenção digital em Psiquiatria é uma forma viável de ir ao encontro das necessidades...
gravidez psicológica
Pseudociese ou Gravidez Psicológica: fica a conhecer esta síndrome
Pseudociese ou Gravidez Psicológica: fica a conhecer esta síndrome A pseudociese é uma síndrome rara,...
bronquiolites nas crianças
Como Tratar e Prevenir a Bronquiolite nas Crianças?
a maior parte das situações, a bronquiolite pode ser tratada em casa, sendo o internamento...