O que é a ansiedade?

A ansiedade é um mecanismo do nosso cérebro que serve para alertar-nos em situações adversas e desconhecidas.

Em circunstâncias normais, melhora o nosso rendimento e ajuda-nos em situações de adaptação. Portanto, podemos descrever a ansiedade como uma emoção saudável e necessária, já que nos faz reagir perante os problemas e a adversidade. Assim, a ansiedade normal pode ser vista como um estado de tensão que surge em determinadas situações vistas como ameaçadoras.

Porém, a ansiedade em excesso pode ter um efeito contrário e, simplesmente, paralisar-nos. Nestes casos, ela torna-se patológica e precisa ser tratada. Estabelecer a fronteira entre o normal e o patológico não é fácil, mas podemos estabelecer que este limite é ultrapassado quando nos causa sofrimento e interfere significativamente no nosso dia a dia.

A ansiedade provoca então uma sensação de grande desconforto físico e psicológico, conjuntamente com insegurança, inquietude, angústia e até mesmo desespero.

Alguns sintomas predominantes na ansiedade:
  • Tontura, sensação de desmaio;
  • Tremores, inquietação, tensão muscular;
  • Sudorese (suor intenso);
  • Falta de ar, asfixia ou engasgamento;
  • Taquicardia, ritmo cardíaco acelerado;
  • Alteração dos padrões do sono;
  • Dificuldades de concentração;
  • Alterações gastro-intestinais;
  • Cansaço, fadiga;
  • Irritabilidade, agressividade;
  • Medo, preocupação excessiva.

Os tipos mais comuns de distúrbios de ansiedade são:
  • Fobias;
  • Transtorno obsessivo compulsivo;
  • Ataque de pânico;
  • Transtornos de estresse pós-traumático;
  • Ansiedade generalizada.
Dicas de como lidar com a ansiedade

1. Viva no presente

Quantas vezes não dá por si a pensar num evento passado ou preocupado com um algo no futuro? Em ambas as situações não estamos a viver no momento presente, não estamos conscientes do que está a acontecer no aqui e no agora e isso pode gerar ansiedade. Quando perceber que está “fora do presente” gentilmente retome a sua atenção para o que está a ver, a ouvir, a vivenciar… A meditação mindfulness, de atenção plena, é uma ferramenta que poderá ser muito útil.

2. Respire

Ansiedade origina respiração curta e ofegante. Ao retomar o controle da sua respiração pode, no caminho inverso, acalmar a sua mente. Respire fundo algumas vezes, preferencialmente pelo nariz, ou aplique uma das variadas técnicas de respiração que existem para enviar ao seu cérebro a mensagem que você está calmo. A respiração será a sua ancora para voltar ao presente e à calma.

3. Monitorize os seus pensamentos

Um sintoma muito comum em casos de ansiedade são os pensamentos intrusivos e negativos. É importante que tome consciência deles e, sem critica ou julgamento, tente olhar para a situação de uma perspetiva diferente e positiva. Lembre-se que pode não conseguir controlar ou alterar a situação mas que pode escolher a forma como lida com ela.

4. Pratique exercício físico

Praticar exercício físico ajuda a lidar com estados de ansiedade, porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Escolha uma actividade ao seu gosto e invista nela. Se for ao ar livre ainda melhor! Caminhadas e yoga têm demonstrado ser actividades muito benéficas em casos de ansiedade.

5. Durma bem e cuide da sua alimentação

Dormir bem e de forma reparadora pode ser uma grande ajuda em casos de ansiedade. Para isso é importante cultivar a higiene do sono, minimizando distrações e luzes, tendo no quarto um ambiente acolhedor e não fazendo refeições pesadas antes de se deitar.

Relativamente à alimentação, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate. Os chás também são óptimas ajudas pois a maioria dos chás possui substâncias que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a passiflora, a camomila e a valeriana.

6. Evite o isolamento

Estar com quem se sente bem ou realizar uma atividade que goste é muito importante, pois vai estimular quatro substâncias químicas naturais nos nossos corpos, geralmente definidas como o “quarteto da felicidade”: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

Encontre tempo para o seu “eu social”, pois o sentimento de “pertencer” é um dos pilares do bem-estar que faz com que nos sintamos bem e satisfeitos pelo simples fato de estarmos cercados de pessoas que gostamos.

7. Faça psicoterapia

Nem sempre é possível lidar sozinho com distúrbios de ansiedade, e a terapia é uma grande aliada para melhorar a saúde mental. Em casos assim, uma possibilidade é a terapia cognitivo-comportamental.

Consultar com um profissional da área de psicologia clínica é uma das soluções mais acertadas para aprender a lidar com a sua ansiedade e cuidar de si.

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