Agenda as tuas análises na doctorino.pt e avalia o estado do teu sistema imunitário

As análises clínicas são um meio auxiliar de diagnóstico e ajudam na prevenção e/ou tratamento de algumas patologias. Muitas vezes, é através delas que podes detetar um problema de saúde ou confirmares uma suspeita.

Além disso, elas permitem avaliar o estado do teu sistema imunitário, ao verificar os níveis das tuas defesas e, ainda, se tens alguma infeção ativa no teu organismo. Neste contexto de pandemia, devido à COVID-19, é ainda mais útil e importante fazeres este género de análises. Por isso, marca já as tuas em doctorino.pt. e continua a ler o artigo.

Agenda as tuas análises na doctorino.pt e avalia o estado do teu sistema imunitário

A avaliação dos resultados de umas análises clínicas deve ter em consideração algumas variáveis, como idade, género, condição clínica, medicação e historial clínico e familiar. 

As análises são capazes de avaliar uma grande variedade de substâncias presentes no nosso corpo e corrente sanguínea, tais como proteínas, anticorpos, células, eletrólitos, colesterol, hormonas, bactérias e vírus. Quando vais ao teu médico de família e ele te prescreve análises, ele pode pedir um hemograma, uma análise bioquímica, um estudo da urina e/ou um estudo das fezes.


Leucograma

Inserido no hemograma, existe o chamado leucograma que avalia os leucócitos ou glóbulos brancos, ou seja, as células responsáveis pela defesa do teu organismo e por combater todos os agentes invasores. 

Este é um marcador muito importante para avaliar o estado do teu sistema imunitário. De uma maneira geral, os valores de referência dos leucócitos devem estar entre os 4000 e os 11000 células por ml.

Em caso de excesso ou carência de leucócitos, uma consulta num médico de clínica geral é altamente recomendada (por isso, marca já a tua consulta em doctorino.pt). Embora as causas e consequências destes problemas sejam distintas, eles revelam um sistema imunitário enfraquecido e menos capaz de combater agentes invasores, sejam vírus, bactérias ou outros.


Outros aspetos a teres em atenção nas tuas análises

Embora após a realização das análises clínicas, devas agendar uma consulta com um médico de clínica geral em doctorino.pt, pois só ele saberá avaliar corretamente os resultados dessas mesmas análises, há alguns marcadores a que podes e deves prestar atenção desde logo, nomeadamente:

Colesterol: O colesterol é uma substância produzida pelo nosso corpo, por isso ela não é, em si, um problema. Contudo, o que deves evitar é ter excesso de colesterol LDL, pois este sim é prejudicial ao bom funcionamento do teu organismo, estando muitas vezes na origem da obstrução das artérias e consequentes AVC’s. 

Para prevenires, deves apostar numa alimentação saudável e na prática regular de exercício físico.

Glicose: Este marcador também é importante, pois a glicose é o principal indicador da existência ou não de diabetes. De um modo geral, os valores normais de referência devem estar entre os 70 e 105 mg/dL.

Urina: Só a cor da urina pode dizer muito sobre o teu estado de saúde. Uma urina saudável deve apresentar um pH entre 5 e 9. Através da sua análise podem ser detetados problemas como doença renal, diabetes ou disfunção tubular renal.

Fezes: Esta análise também é relevante para detetar a existência ou não de parasitas ou despistar suspeitas de cancro, por exemplo.

Por tudo isto, deves fazer análises clínicas uma vez por ano, quer como rotina, quer como controlo de algum problema de saúde. Se ainda não fizeste as tuas este ano ou queres reavaliar a tua condição, não esperes mais! Vai já a doctorino.pt e agenda as tuas análises clínicas em segundos!

 

 

Artigos Recentes
hidratado
Por que é Importante manteres-te Hidratado, mesmo no Inverno
No inverno, devido às temperaturas mais baixas, é frequente não sentirmos tanta sede e, consequentemente,...
clínica liberty
E o nosso novo parceiro é… Clínica Liberty
A nossa mais recente parceria é com a Clínica Liberty, uma das maiores e mais...
italo bortolozo
O Dr. Italo Bortolozo já está na Doctorino!
"Viso sempre a melhoria para os meus pacientes/clientes, a proporcionar uma melhor qualidade de vida...