avc

Acidente Vascular Cerebral (AVC) – Sintomas, Prevenção e Tratamento

Anualmente, em Portugal, há cerca de de 25.000 acidentes vasculares cerebrais (AVC’s) por ano, 45% dos quais resultam em situações de dependência de terceiros ou na morte dos doentes. No nosso país, o AVC é mesmo uma das causas de morte mais frequente.

O AVC está relacionado com vários fenómenos que ocorrem na circulação e no funcionamento cerebral, resultando na interrupção do fornecimento de sangue, oxigénio e nutrientes ao cérebro. Esta situação causa a morte de tecido cerebral.

Há dois tipos principais de AVC: o isquémico, mais frequente e que se deve à obstrução do fluxo sanguíneo pela formação de um coágulo (trombose) ou pela pré-existência de um coágulo (embolia); e o hemorrágico, menos comum e que se deve à rutura de uma artéria intracraniana. Para prevenires este problema, é importante evitares os seus fatores de risco e fazeres regularmente consultas e exames de rotina.

avc
Sabias que em Portugal há cerca de 25.000 acidentes vasculares cerebrais por ano?
avc
Fatores de risco

Conheceres e evitares os fatores de risco causadores do AVC é uma das principais maneiras de prevenires este problema. Portanto, toma nota das condições que podem potenciar a ocorrência de um AVC, nomeadamente:

  • Hipertensão arterial;
  • Fibrilhação auricular (arritmia cardíaca);
  • Diabetes;
  • Excesso de peso;
  • Sedentarismo;
  • Dislipidemia (colesterol elevado);
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Apneia do sono.
Sintomas

Os principais sintomas associados ao AVC são: assimetria facial (boca ao lado), dificuldade em falar e falta de força num dos braços. Perante estes sinais, deve-se contactar de imediato o 112, para se ser socorrido o mais depressa possível.

Além dos sintomas referidos, pode também haver lugar a:

  • dificuldade em andar, tonturas ou falta de equilíbrio;
  • dor de cabeça forte;
  • alteração de visão (em um ou ambos os olhos);
  • sensação repentina de náusea e vómito;
  • ausência ou redução da consciência, como desmaios, confusão, convulsão ou coma.
Tratamento

Para tratar o AVC, é necessário internamento hospitalar, de modo a determinar a causa do problema e a evitar outras complicações. 

No caso do AVC isquémico, as primeiras 4 horas pós-AVC são cruciais, pois permitem a administração endovenosa ou intravenosa de um medicamento que tem por objetivo dissolver o coágulo que obstrui a artéria cerebral e que provocou o AVC. Em alguns casos, pode também ser recomendada uma trombectomia mecânica, isto é, a remoção do coágulo com um cateter.

Durante o internamento, é costume serem feitos diversos exames ao aparelho circulatório, nomeadamente usando técnicas de neurossonologia, cardiologia e neurorradiologia. Além de tudo isto, é posto em prática um programa de reabilitação capaz de reduzir o impacto das eventuais sequelas do AVC.

Pós-AVC

Os indivíduos que tiveram um AVC devem fazer monitorização clínica e evitar os fatores de risco. Além disso, é importante que façam periodicamente exames de rotina, como análises ao sangue, exames cardíacos e exames de imagem cerebral. 

Normalmente, as pessoas que sofreram um AVC precisam de fazer medicação preventiva até ao fim da vida, nomeadamente fármacos anti-hipertensores, antiagregantes plaquetários e anticoagulantes. 

Em alguns casos, pode ser necessária fisioterapia para recuperar de algumas das sequelas do AVC e acompanhamento psicológico, já que os quadros de ansiedade e de depressão são muito comuns nestes doentes.

avc
Prevenção

Adotares um estilo de vida saudável, fazendo uma alimentação equilibrada e praticando exercício físico, são passos essenciais para evitares o AVC. Além disso, é importante deixares de fumar e de consumires bebidas alcoólicas 

Além disso, é importante fazer consultas e exames de rotina, de maneira a confirmar que está tudo bem com a tua saúde. Portanto, aproveita para ires a doctorino.pt, agendares uma consulta de clínica geral e fazeres um check up geral à tua saúde!

Artigos Recentes
Telma Falcão de Almeida
A Dra. Telma Falcão de Almeida já está na Doctorino!
"A intervenção digital em Psiquiatria é uma forma viável de ir ao encontro das necessidades...
gravidez psicológica
Pseudociese ou Gravidez Psicológica: fica a conhecer esta síndrome
Pseudociese ou Gravidez Psicológica: fica a conhecer esta síndrome A pseudociese é uma síndrome rara,...
bronquiolites nas crianças
Como Tratar e Prevenir a Bronquiolite nas Crianças?
a maior parte das situações, a bronquiolite pode ser tratada em casa, sendo o internamento...