por Nuno Gonçalves, fundador da Doctorino

A visão de um dos Fundadores

O meu percurso profissional esteve alinhado com a área da saúde desde sempre. Fui Community Manager, e mais tarde Marketing Director numa clínica de Medicina Dentária em Lisboa, ao mesmo tempo que exercia funções de gestão de projecto num Centro de Formação para Médicos Dentistas. Após um percurso com um grande envolvimento em Gestão, Marketing, RH e Estratégias de Crescimento, criei a Constant Circle, uma Agência de Marketing Digital focada no desenvolvimento e crescimento de clínicas, Médicos e Centros de Formação.

Depois de mais de 3 anos a conhecer novas empresas, clínicas, médicos e administradores de grandes grupos na área da saúde, recolhi uma vasta lista de oportunidades de melhorias nos processos internos, como por exemplo a adaptação de novas tecnologias para simplificar processos diários.

Nuno Gonçalves

A Doctorino foi um dos projectos que sempre ambicionei e quero agora partilhar com vocês.

O projecto desenrola-se a partir de um Market place para marcações de consultas médicas online, é este o produto e o valor que queremos oferecer ao mercado.

Façamos um exercício: Se algum de nós quiser marcar neste exacto momento uma consulta médica o que fará? Pesquisar através do Google, perguntar a um amigo ou familiar, investigar nas redes sociais e websites (quando existem)? Depois ligar, enviar mensagem ou e-mail e por fim “rezar” para ter uma vaga na mesma semana ou mês e à hora que tem disponibilidade. Doloroso não? Muito exaustivo e desmotivador?

É contra-natura numa era cada vez mais digital, mais acessível e simplificada a nível de tomadas de decisão.

MARCA CONSULTA


A proposta de valor que a nossa equipa apresenta é real e muito oportuna. Criámos uma plataforma de pesquisa e marcação de consultas online em tempo real para qualquer área da saúde, com a garantia de que a marcação de consulta é efectiva tanto para o paciente como para o profissional de saúde.

A sua utilização é muito simples, o que terá que fazer para agendar uma consulta médica é: Pesquisar pelos vários termos que disponibilizamos, como médico, especialidade, tratamento etc., escolher a clínica ou o profissional, definir o tipo de consulta, assinalar o dia e a hora e por fim preencher com os seus dados pessoais. Está agendado, paciente e profissional recebem no exacto momento um email de confirmação com todos os dados e possibilidade de emparelhar com o seu calendário.

Não posso deixar de aproveitar o momento para explicar em primeira pessoa, algumas das perguntas mais frequentes que nos colocam quando apresentamos o projecto – Doctorino.

MARCA CONSULTA

Porquê que a plataforma não tem modelo de reviews?

Esta é sem dúvida uma das perguntas mais frequentes e com razão de ser, nos tempos que correm existem muitas plataforma com opções de reviews, quer seja no Facebook, Booking ou até mesmo no exemplo Português da Zomato. Para justificar a nossa decisão vamos ter que recorrer a um exemplo.

No caso de uma Clínica Dentária:

O que eu valorizo é um bom atendimento, pessoas que saibam receber, quero encontrar um espaço acolhedor e agradável para que possa aguardar calmamente até ser atendido. Depois quero que o meu tratamento seja indolor e eficaz, que o médico seja simpático e que me dê garantias do melhor resultado.

Porém um dos meus sócios tem uma opinião diferente. Ele não valoriza o espaço nem o atendimento. Quer ser atendido rapidamente, pode aguardar numa cadeira em vez de um sofá e não se importa se não houver música ambiente na sala de espera. Pretende um tratamento que lhe retire a dor, desconforto ou corrija um aspecto estético, é lhe indiferente o profissional e se no fim for barato ainda melhor.

A questão que se coloca após este exemplo é:

  • Será necessário avaliar um profissional ou clínica pela minha percepção ou visão dos factos?
  • É real e objectiva a minha opinião?

A nossa decisão em não colocar a opção de reviews foi discutida e muito ponderada e acreditamos que foi sensata. Não podemos negar que já fomos influenciados por opiniões que não reflectiam a necessidade daquele momento ou requisito. O que fazemos a seguir? Devolvemos com outro comentário ou review? Vamos entrar em modo bola de neve sem uma resposta correcta ou errada.

E por fim, mesmo que optássemos por adoptar este modelo, poderíamos correr o risco em tomar uma opção que depois pode passar ao lado, porque como mencionei a nossa visão não é igual e não queremos ser promotores sem objectividade.

Como funciona o critério dos resultados de pesquisa?

É muito simples e na nossa opinião, a mais correcta. O critério é feito pela disponibilidade, ou seja, irão aparecer em primeiro lugar, locais ou profissionais com uma agenda mais aberta para o dia, hora e local da pesquisa.

A plataforma vai ter todas as clínicas ou profissionais do país?

Não, a Doctorino não é uma plataforma semelhante às Páginas Amarelas, o quer dizer que não listamos todas as clínicas ou profissionais do país. Queremos sim garantir que somos uma resposta efectiva às necessidades de todos os pacientes, e que as clínicas ou profissionais inscritos possam beneficiar com a marcação de mais consultas quando existem períodos com menos fluxo.

A Doctorino foi lançada esta semana, a nossa equipa está de parabéns, foram longos meses de muito trabalho e dedicação. Queremos agora que todas as pessoas possam usufruir e tomar o maior partido com as características que a Doctorino oferece.

Bem-vindos à Doctorino a Plataforma de Marcação de Consultas Médicas Online!

Por Nuno Gonçalves, fundador da Doctorino.

MARCA CONSULTA