A Dra Nicole Gonçalves já está na Doctorino!
Percurso e a razão pela qual escolheu a sua especialidade:

A minha escolha pela Psicologia Clínica e da Saúde prende-se com a necessidade de conhecer o Outro, as suas fragilidades e competências e, desta forma, ajudá-lo a criar novas oportunidades.

A minha maior paixão na área da Psicologia é a intervenção em áreas específicas, tais como: Psico-Oncologia, Avaliação e reabilitação neuropsicológica após lesões cerebrais adquiridas e intervenção clínica com cuidadores informais com jovens-adultos, adultos e idosos. Para mim, a qualidade de vida e bem-estar da PESSOA e dos seus familiares está sempre em primeiro lugar.

Que tratamentos realiza no seu dia-a-dia e qual o impacto nos seus pacientes?

Realizo diariamente avaliação e intervenção clínica com doentes oncológicos há já vários anos, trabalho com pessoas que sofreram lesões cerebrais e que apresentam dificuldades a vários níveis (cognitivos, emocionais e comportamentais), entre muitas áreas.

Considero que o maior impacto que um profissional desta área pode ter é perceber que a PESSOA atingiu os seus objetivos e, desta forma, obtém uma melhor perceção acerca da sua qualidade de vida e bem-estar.

Qual o seu principal target e que tratamentos têm mais procura?

A minha maior paixão é trabalhar para e com pessoas.

Sendo os serviços com mais procura no âmbito da Psico-Oncologia, Avaliação e reabilitação neuropsicológica com adultos e idosos com défices cognitivos causados por diversos quadros clínicos (AVC, TCE, Demência, Doença de Alzheimer, Tumores cerebrais, Afasia, disfunção cognitiva associada aos tratamentos oncológicos), Adaptação à doença crónica, Perturbações do Humor (Ansiedade e Depressão), Gestão de processos de Luto, Adesão terapêutica, Perturbações do sono, Avaliação e intervenção psicológica com cuidadores informais, Autoestima e imagem corporal, Procrastinação e Avaliação Psicológica de Condutores.

Que alterações tem vindo a observar na sua atividade profissional ao longo do seu percurso (por exemplo, procura, necessidades dos pacientes, intervenção do digital)?

Desde que escolhi a minha especialidade que noto que há cada vez maior procura de apoio psicológico, talvez porque sempre estive ligada a áreas de avaliação e intervenção associadas a questões de doença, como a oncologia, AVC, TCE, demências.

Considero, portanto, que o Psicólogo tem sido cada vez mais valorizado e a sua inclusão em equipas multidisciplinares em vários contextos potencia os resultados.

Em que medida o digital favorece o contacto e acompanhamento dos seus pacientes?

Dada a situação atual, torna-se, ainda mais evidente que a Psicologia se adapta facilmente ao digital. É talvez das áreas da saúde em que as pessoas procuram e se adaptam com maior facilidade, alargando assim, a nossa capacidade de resposta geográfica, o que, no meu ponto de vista, é a maior vantagem no que concerne à resposta que a Psicologia pode dar através do digital.

 
 

 

Artigos Recentes
alimentos outono
9 Alimentos Imprescindíveis para os meses de Outono
Comer os ingredientes típicos da estação é um hábito altamente recomendável. Portanto, fica a saber...
saúde mental
Especial mês de prevenção do suicídio: 10 dicas para promover a saúde mental
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só existe saúde, quando há bem-estar...
Alexandre Nunes
O Dr. Alexandre Nunes já está na Doctorino!
"Não me preocupo apenas com redução de dor, mas sim, em proporcionar melhor funcionalidade e...