A Dra Marta Pedreira já está na Doctorino!
Conte-nos, num “tweet” (máximo 280 caracteres), o seu percurso e a razão pela qual escolheu a sua especialidade.
Área de psicologia surgiu desde muito cedo no meu percurso académico, especialmente o campo da clínica. A possibilidade de perceber quem é cada pessoa indo além da sua aparência e de poder ajudá-la a sentir-se mais integrada nos diferentes contextos em que está inserida, foi o que me cativou desde sempre.
Que tratamentos realiza no seu dia-a-dia e qual o impacto nos seus pacientes?
Centro o meu trabalho na área da avaliação e intervenção psicológica em contexto clínico, olhando assim para cada cliente na sua plenitude, realizando um trabalho em conjunto de forma a que este vivencie uma melhor qualidade de vida. O campo da orientação vocacional e das dificuldades de aprendizagem também tem sido uma área que tenho aprofundado no sentido de potenciar as capacidades de cada jovem, tendo em conta a sua individualidade.
Qual o seu principal target e que tratamentos têm mais procura?
A minha experiência profissional possibilitou-me ter ferramentas para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos. Tanto em contexto individual como de grupo.
Com crianças e adolescentes o meu trabalho tem sido focado no âmbito das avaliações psicológicas e da intervenção a nível das competências cognitivas, emocionais e sociais. Com os mais velhos surge também as orientações vocacionais.
A nível dos adultos centrado especialmente em sintomatologia ansiosa e depressiva.
 
Que alterações tem vindo a observar na sua atividade profissional ao longo do seu percurso (por exemplo, procura, necessidades dos pacientes, intervenção do digital)?
Especialmente no campo dos adultos observei que estavam a procurar mais os serviços de psicologia na perspetiva de desenvolvimento pessoal e não tão associados ao rótulo da psicopatologia.
Outro factor foi o desenvolvimento das terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração e através do qual desenvolvo o meu trabalho clínico.
 
Em que medida o digital favorece o contacto e acompanhamento dos seus pacientes?
Especialmente nos tempos atuais o digital tem sido fundamental para que o serviço de psicologia continuasse. Está comprovado que a eficácia da intervenção não fica prejudicada. A experiência que tenho tido com as diferentes populações-alvo tem sido bastante positivo.
 
A Dra Marta Pedreira já está na Doctorino!
 
Artigos Recentes
alimentos outono
9 Alimentos Imprescindíveis para os meses de Outono
Comer os ingredientes típicos da estação é um hábito altamente recomendável. Portanto, fica a saber...
saúde mental
Especial mês de prevenção do suicídio: 10 dicas para promover a saúde mental
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só existe saúde, quando há bem-estar...
Alexandre Nunes
O Dr. Alexandre Nunes já está na Doctorino!
"Não me preocupo apenas com redução de dor, mas sim, em proporcionar melhor funcionalidade e...